Notícia

Encontro

terça-feira, 12 de setembro de 2017
Lideranças constroem propostas para melhorar o ambiente de negócios das MPEs do Paraná
Aproximadamente 800 pessoas participaram do 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Paraná, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, na Fiep, em Curitiba. A programação contou com palestras e oficinas temáticas que resultaram em 350 propostas nas temáticas de acesso a crédito, compras governamentais, inovação e tecnologia, associativismo empresarial, simplificação e desburocratização, além de educação empreendedora.

O resultado foi um documento denominado Carta do Paraná – propostas para a melhoria do ambiente de negócios no Estado, construída pela sociedade empresarial envolvida com comitês gestores municipais da lei geral e comitês territoriais, e está disponível para download na internet (www.fopeme.pr.gov.br/arquivos/File/cartadoparana.pdf).

A Regional Sul do Sebrae/PR foi representada por 108 integrantes dos Comitês de MPEs dos territórios Iguaçu (36), Fronteira (32) e Iguaçu (40), de 17 municípios paranaenses, um de Santa Catarina e dois da Argentina. O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, participou das atividades em Curitiba e classificou o evento como “altamente produtivo”.

Fronteira

Andréia Elaene Barros, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Planalto e presidente do Comitê de MPEs do município fez parte da caravana do Território Fronteira, que teve ainda integrantes de Capanema, Pérola D’Oeste, Pranchita, Santo Antonio do Sudoeste, Barracão e as cidades argentinas de San Antonio e Bernardo de Irigoyen.

“Foi a soma de esforços para impulsionar as micro e pequenas empresas paranaenses. Há muitas oportunidades, em setores como compras públicas e tecnologia e inovação. Pudemos opinar e construir projetos abrangentes, que possam acontecer em todas as regiões. Brevemente, teremos reflexos nas políticas públicas para as empresas”, prevê Andréia.


Sudoeste

Victor Salmoria, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Chopinzinho e integrante do núcleo de Inovação do Comitê de MPEs, observa que o encontro recebeu líderes, muitos deles com poder de execução nos municípios.

“Uma das propostas é para que a Lei de Inovação seja implantada em todos os municípios do Estado. Também sugerimos a implantação da educação empreendedora em todos os colégios estaduais”, lista.

Salmoria acredita que a vivência junto a outros líderes será importante para “agregar conhecimentos e poder utilizá-los para o benefício do município”.

O encontro foi promovido pelo Sebrae/PR, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Fiep, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e Governo do Paraná. O BRDE foi patrocinador do Encontro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae
 
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp

ACEP - Associação  Empresarial de Planalto
Av: Rio Grande do Sul, 1438 - 2º andar - Centro
85750-000 - Planalto - PR

(46) 3555-1314/3555-1100

© 2016 ACEP - Associação  Empresarial de Planalto - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual