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quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Startup do Paraná promete vender seu carro em 50 minutos (e pelo melhor preço)
Se você é uma pessoa comum, deve ter arrepios só de pensar em vender seu carro usado. São tantas burocracias e negociações que cansa só de pensar. Uma startup de Londrina percebeu isso, e resolveu criar uma plataforma para agilizar este processo. A Cash Auto promete vender seu veículo usado em apenas 50 minutos. E pelo melhor preço do mercado.

Vender carro pela internet não é bem uma novidade. Anúncios em sites de venda e nas redes sociais são populares. Mas esses métodos funcionam mais como vitrines. O que a Cash Auto propõe é uma mescla de representante de vendas e conexão com o varejo.

Diferente de outras startups, o grande diferencial da Cash Auto não é tecnologia. São os recursos humanos. Ou melhor, a rede de contatos: a empresa conta com mais de 800 lojas cadastradas.

São revendedores de carro de todo o Sul do país e do estado de São Paulo. É o grande diferencial para o usuário, explica Ycaro Martins, fundador e CEO da startup.

Quando um cadastro é feito na plataforma, uma equipe da própria startup faz uma espécie de triagem. Verificam se há algum débito e avaliam o estado do veículo, por foto.

As informações são passadas já "mastigadas" para a rede de lojistas. Ao final de 50 minutos, a Cash Auto retorna para o vendedor apresentando aquele que foi considerado o melhor negócio para vender seu carro.

Mas qual a vantagem para a loja de comprar pela plataforma, e não direto do consumidor? Foi exatamente o que as lojas questionaram Ycaro Martins quando ele começou a pensar na ideia do negócio, lá em 2015.

“Quando a gente começou o trabalho, aqui em Londrina, teve uma rejeição muito grande. Os lojistas até se cadastraram, mas surgiu muita dúvida", contou o empresário à Gazeta do Povo. Foi aí que Ycaro, que fez carreira em revendas do Paraná e de Santa Catarina, partiu para o mercado explicar a ideia, em conjunto com seus sócios Alison Vilas Boas e Sílvio Nunes.

Concessionárias e proprietários se beneficiam deste intermediário, garante ele. Isto porque a equipe da Cash Auto (a startup também tem um despachante parceiro) viabiliza a parte técncia, para que nenhum lado sofra com "rolos" na hora de fechar negócio, tão comuns no ramo de venda de automóveis.

Além disso, a empresa intermedeia todo o processo de pagamento. As partes assinam contratos autorizando que a Cash Auto receba e repasse o dinheiro, o que também garante uma maior segurança para o processo. A startup garante a venda inclusive nos casos em que as lojas desistem do negócio. Neste caso, a empresa faz a compra do carro com seu próprio orçamento.

Desafios para escalar
Por ser uma inovação mais no campo da gestão do negócio do que da tecnologia, a Cash Auto enfrenta desafios na chamada "escalabilidade" do negócio. Ou seja, na capacidade de dar escala para o modelo e crescer com rapidez para além do Paraná.

O primeiro é de pessoal. A Cash Auto precisa manter uma equipe especializada em vendas de veículo, tanto para fazer a avaliação dos carros quanto para garantir a parte burocrática (e entregar tudo já "mastigadinho" para as partes envolvidas). O que inclui, por exemplo, ter um funcionário de um despachante parceiro operando dentro da empresa.

Outro é logístico. Hoje a startup conta com duas lojas físicas em Londrina, onde são feitas as entregas dos carros vendidos. Para os compradores a solução é mais fácil; basta colocar o veículo em um caminhão-cegonha e despachar para a concessionária.

Mas não há um modelo definido para os casos em que os vendedores são de outras cidades. A Cash Auto já vendeu carros de usuários de Curitiba, por exemplo, em casos em que a empresa viabilizou a parte burocrática, e a entrega em si foi realizada diretamente na loja.

Ainda para este ano, a Cash Auto pretende abrir uma loja física em Maringá, no noroeste do estado; e, em fevereiro, uma unidade em Curitiba.

Em paralelo, a empresa estuda uma parceria com a BRMalls, para abrir unidades dentro dos shoppings da marca.

Números
Desde 1.º de dezembro de 2016, quando começou a funcionar, a Cash Auto já vendeu pouco mais de 2.400 veículos. Sendo cerca de 400 neste mês de outubro. No início, eram entre 80 e 110 negócios por mês.

O faturamento mensal da empresa hoje gira em torno de R$ 3 milhões ao mês. A previsão é fechar 2017 com R$ 27 milhões, no acumulado.

A empresa cobra 5% sobre o valor das vendas, como se fosse uma comissão. É mais alto do que o cobrado por outras plataformas, aquelas que trabalham com anúncios. Mesmo assim, Ycaro estima uma rentabilização de 10% a 20% nas vendas feitas pela plataforma, graças à busca por melhores ofertas.
Fonte: Portal Dois Vizinhos/Assessoria
 
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