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ACEDV/CDL e poder público debatem estacionamento rotativo
sexta, 07 de março de 2025
Expectativa é retomar a cobrança na próxima semana. Um ponto de atendimento do Deptran-DV será instalado na Praça da Amizade.
Na tarde de quinta-feira, 6 de março, foi realizada uma reunião, na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), para discutir o Estacionamento Rotativo no município. O vice-presidente da entidade, Ademir Pereira da Silva, e o secretário de planejamento, Carlos Mangini, conduziram a conversa que debateu melhorias no sistema que abrange as principais ruas do centro da cidade. “Foi muito produtivo, conseguimos expor demandas dos nossos empresários com relação a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento. A cidade cresceu, isso é um ponto positivo, mas, com esse crescimento, vieram as dificuldades no trânsito. Isso acaba sendo uma dor para os empresários, comerciantes e temos que ter diálogo aberto com o poder público buscando soluções e desenvolvendo ações que beneficiem a todos”, disse Ademir, em entrevista para Sill Tatto, do Jornal Tribuna dos Lagos.
Ele ressaltou que a ACEDV/CDL e a prefeitura já conversam, há bastante tempo, sobre o assunto. “Já tivemos outras conversas e agora colocamos a necessidade do início imediato do EstaR. Fomos informados que já existe a possibilidade para isso e novas ações que vão facilitar, como o aplicativo, devem ser implantadas. A tecnologia nos dá ferramentas que auxiliam no desenvolvimento, então, o poder público está trabalhando e, nós, enquanto entidade, vamos trabalhar, principalmente, na conscientização, conversando com os comerciantes que eles entendam as dificuldades iniciais e que, aos poucos, podemos melhorar o estacionamento”, completou.
O secretário Carlos Mangini, em entrevista para Sill Tatto, do Jornal Tribuna dos Lagos, também falou sobre a reunião. “A partir do início da próxima semana, vamos colocar os agentes nas ruas, distribuindo nas localidades que abrangidas pelo EstaR e instalando uma base do departamento na Praça da Amizade para que os usuários tenham contato com os agentes. Nós queremos, o poder público, os usuários e os agentes atuando junto com o nosso comércio. Vamos ter diálogo, conversar, temos a questão da carga e descarga que é algo que foi apontado pelos empresários que tínhamos muito problemas, então, nosso objetivo é ser orientativo e não punitivo para melhorar a nossa cidade”, destacou.
Ele falou sobre projetos futuros. “Esse trabalho de aplicativo e câmeras está envolvido numa licitação em andamento. Queremos, por exemplo, que uma pessoa do interior, que não tenha contato com telefone, com aplicativo, estacione e consiga, com ajuda do agente, resolver os problemas e colocar os créditos quando isso estiver em funcionamento. O poder público está tratando o munícipe conforme ele merece ser tratado. Essa mudança no trânsito envolve não só o estacionamento, mas também as placas de sinalização, monitoramento com câmeras e o contato do agente e dos estagiários com a população”, completou.
E para quem trabalha?
Ademir destacou que também será feita uma conscientização para implantação de mais estacionamentos em terrenos baldios e até estacionamentos privados. “A cobrança é uma necessidade e as pessoas que trabalham no centro tem que buscar novas alternativas, uma delas, seria desenvolver estacionamentos públicos em terrenos que estão desocupados ou desenvolver estacionamentos privados, enfim, são situações que deverão ser pensadas, existe um mercado a ser explorado nesse sentido”, conclui.
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