PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Artigo

sexta, 18 de setembro de 2009

“Vou fazer com os meus também...”

A magnitude da proposta que é tratada neste artigo poderá ser bem melhor avaliada e compreendida se, antes ou depois de sua leitura, for feita uma pesquisa em sites de busca na internet com a expressão “dia do cliente”, assim mesmo, entre aspas.

Quando as pessoas não têm a plenitude da informação, é bastante comum que façam um juízo de valor distante da realidade, geralmente aquém do que uma nova proposta realmente é. É a insegurança e a incerteza que cercam o que é novo.

“Ih, mais uma data...”; “para que criar o DIA DO CLIENTE se já tem o Dia do Consumidor...”; “todo o dia deve ser Dia do Cliente...”, “oficializar isso é irrelevante e não terá resultado prático...”, e assim por diante: estas são manifestações rotineiras de quem não conhece os fundamentos, os objetivos e o que já é O DIA DO CLIENTE, a mais nova data comemorativa do Brasil.

Entretanto, essas mesmas pessoas, quando se dão ao mínimo trabalho de fazer uma pequenina pesquisa sobre o assunto na internet, mudam na hora de opinião, vencidas pela força dos inúmeros exemplos e depoimentos.

O crescimento do DIA DO CLIENTE tem ocorrido de diversas formas:

Quando uma organização recebe uma mensagem de parabéns pelo DIA DO CLIENTE, e desconhecia a data, sente-se agradavelmente surpreendida, busca maiores informações sobre a iniciativa e resolve: “Vou fazer com os meus também...”

Quando uma entidade empresarial toma para si a tarefa de bem informar seus Associados e estimulá-los, liderando campanhas de comemoração;

Quando uma agência de publicidade e propaganda recebe uma encomenda para produzir uma peça alusiva à data, busca mais informações a respeito, e acaba oferecendo a mesma possibilidade para outros Clientes, ou ela mesma produz um anúncio institucional em homenagem a seus próprios Clientes;

Quando um veículo de comunicação resolve editar uma matéria sobre o assunto, ou é instigado por uma sugestão de pauta, ou, ainda, por um anúncio a ser publicado sobre o DIA DO CLIENTE, oferecendo a oportunidade para outros anunciantes;

Quando você num shopping, banco, supermercado, numa loja, fica feliz ao receber uma homenagem pelo DIA DO CLIENTE e resolve levar a idéia para sua empresa;

Quando você visita o Portal do DIA DO CLIENTE na internet, em www.diadocliente.com.br e o divulga para colegas e amigos.

Quando em minhas palestras as pessoas assim se manifestam: “Poxa, que legal. Nem sabia que essa data existia. Vou fazer com os meus também...”

Os exemplos demonstram que o Brasil e os brasileiros já pegaram o “espírito da coisa” e querem mesmo fortalecer suas relações comerciais, querem aprimorar o relacionamento com seus Clientes, querem prestar homenagens e agradecimentos a eles no DIA DO CLIENTE, todos os anos.

E é interessante de se ver que essas ações não se resumem aos grandes centros urbanos, às grandes metrópoles, nem somente ao interior. São exemplos desde Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina, até a distante Boa Vista, em Roraima, no extremo norte, passando pelas principais capitais e por centenas de cidades do interior.

É gratificante de se ver o envolvimento, o entusiasmo e a motivação dos colaborares decorando suas empresas e preparando as comemorações. Como eles ficam felizes e gratificados ao verem no sorriso e na satisfação dos Clientes sua ação recompensada. E o que é melhor: essa energia positiva do DIA DO CLIENTE permanece no ambiente empresarial por um bom tempo.

Ainda existe um número enorme de empresas que se limita a uma ação de email marketing ou apor um banner do DIA DO CLIENTE em sua página na internet. Está bem, tudo ajuda a difundir. Entretanto, cresce a olhos vistos o número de empresas que estão aproveitando a data para realizar eventos de confraternização, distribuição de brindes, promoções especiais, decorações e campanhas de venda. Ou seja, fazendo O DIA DO CLIENTE se refletir em novas oportunidades de negócios.

Sempre é bom lembrar que o que foi surpresa na primeira vez, na segunda não é mais. É preciso inovar, envolver os colaboradores, medir o retorno das ações, para que cada dia passe a ser também “Dia do Cliente”, mantendo o clima e o astral do “15 de setembro” durante o ano todo.

Seja através do impacto positivo causado, seja por uma boa divulgação através de assessorias de imprensa, o fato é que essas ações de comemoração acabam tendo excelente repercussão, o que também traz ganhos em imagem institucional para quem comemora a nova data.

Se você tomou conhecimento em cima da hora e não houve tempo para preparar uma ação maior, não esmoreça. Se a ação em sua empresa foi tímida, ou em sua cidade não houve grande participação, não desanime. Tal qual uma ação de treinamento, o crescimento e o fortalecimento do DIA DO CLIENTE se dá sobre quatro pilares: continuidade, persistência, trabalho e criatividade. Como se fossem os quatro pés de uma cadeira.

Lá em 2003, quando tive a idéia de criar O DIA DO CLIENTE tacharam-me de louco: “só doido mesmo para querer criar uma data com esse porte e abrangência e, ainda por cima, num país do tamanho do Brasil”, disseram-me.

Hoje, passados 7 anos de muito trabalho, depois de milhares de mensagens enviadas para parlamentares, entidades empresariais, empresas, agências de publicidade e propaganda, instituições de ensino, veículos de comunicação e lideres empresariais, eu vejo que valeu a pena. A “louca proposta”, usando os quatro pilares, deu totalmente certo.

Todo o processo de divulgação da proposta foi feito pela internet, e é através da grande rede que vejo o retorno. Se não me mandam material, ou não aparece em sites de busca, eu não tomo conhecimento. Assim, fico a imaginar a quantidade enorme de ações que aconteceram, mas que não fiquei sabendo e, desta forma, não posso divulgar.

Se você já festeja O DIA DO CLIENTE, continue a fazê-lo e amplie suas ações de comemoração. Mande-nos suas ilustrações, pois elas servirão de inspiração e exemplo para muita gente. Se você ainda não conhece a proposta, visite nosso Portal na internet e passe também a comemorar.

E se você foi ou não foi homenageado em 15 de setembro, agora que já conhece o que é O DIA DO CLIENTE, quero ouvir você dizer: “Vou fazer com os meus também...”


JOÃO CARLOS REGO é Palestrante e Criador do DIA DO CLIENTE
www.joaocarlosrego.com.br
www.diadocliente.com.br

Fonte:

Galeria de Fotos