PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Economia
segunda, 10 de abril de 2017
39% dos consumidores vão gastar menos na Páscoa, revela pesquisa do SPC Brasil
Com a economia ainda em recessão e o desemprego crescente, as vendas na Páscoa deste ano não devem apresentar crescimento expressivo. Uma sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, 39% planejam diminuir os gastos na comparação com o ano passado, principalmente as mulheres (47%). O aumento dos preços dos ovos de chocolates e demais produtos típicos do período sem que a renda também tenha crescido (42%), além do desemprego (21%), são as razões mais mencionadas entre quem acha que vai gastar menos na data comemorativa. No total, 57% dos brasileiros vão presentar alguém nesta Páscoa. Três em cada dez (28%) consumidores estão indecisos e 15% disseram abertamente que não realizarão compras.
Levando em consideração os consumidores que não vão comprar chocolates, os motivos mais citados são endividamento e a priorização de dívidas (22%). A falta de costume ou o fato de não gostarem da data (18%) e o desemprego (17%) completam a lista de justificativas. Entre os indivíduos da classe C, o percentual de endividamento (28%) e desemprego (22%) são ainda maiores do que para o restante da amostra.
“A piora da economia ainda exerce um forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar seus gastos para organizar as finanças. Diante dessas dificuldades, até mesmo datas comemorativas de grande apelo como a Páscoa, acabam sofrendo com a priorização de gastos do brasileiro. Cabe ao empresário do varejo investir em promoções, preços atrativos e em estratégias de vendas para atrair os consumidores que estão indecisos, que representam um grande percentual”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Para 56% dos compradores, preços estão mais caros; 89% vão pesquisar
O levantamento revela ainda que 56% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa estão mais caros neste ano do que em 2016. Para 24%, os valores estão na mesma faixa e apenas 4% acreditam em preços menores. Diante da conjuntura de preços estão mais salgados, a pesquisa também mostrou que maioria (89%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa. O comportamento surge com mais força entre as pessoas da classe C (91%) e as mulheres (93%).
A atual crise econômica é mencionada por sete em cada dez (67%) consumidores para justificar a percepção de preços mais elevados no comércio. Outros 25% disseram que os preços estão mais altos por tratar-se de uma data comemorativa, em que a procura pelos chocolates aumenta de forma considerável.
“A pesquisa de preço é um importante instrumento para quem quer economizar. Como os valores dos ovos, geralmente, variam bastante de um estabelecimento para o outro ou entre marcas, é fundamental reservar um tempo para procurar as melhores condições, inclusive usando a internet a seu favor”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Não tão popular quanto o amigo secreto nas festas natalinas, o ‘amigo chocolate’ pode ser uma alternativa para quem quer gastar menos. A pesquisa revela que entre quem vai presentear alguém, 21% vão entrar na brincadeira, que será feita, sobretudo, entre familiares (62%), amigos (42%) e colegas de trabalho (35%). O gasto médio com o presente do ‘amigo chocolate’ será de R$ 36.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACEDV/CDL e Unimed Beltrão promovem Jantar Rosa
Evento será no próximo dia 15 de outubro no Le Jardins.
Núcleo de Turismo e Gastronomia discute a Vila Gastronômica da Expovizinhos
Filiados se reuniram na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro.
Primeira etapa do projeto Rio Jirau + Vivo acontece neste sábado
Evento vai revitalizar as margens na Rua Iguaçu (entre as Ruas Mato Grosso e Amazonas).
Amehdv-RCC tem programação especial no Outubro Rosa
Palestra sobre o autocuidado e detecção precoce podem salvar sua vida acontece no dia 1º de outubro, enquanto o tradicional chá cor de rosa acontece no dia 11 de outubro.
Sindicatos assinam convenção que define salários e funcionamento do comércio no final de ano
Convenções Coletivas de Trabalho são válidas para os setores lojista e supermercadista de 36 municípios do sudoeste do Paraná.
ASSOCIADOS
NO PONTO SUPERMERCADOS
R TRAVESSA DR. ARNALDO BUSATO
Telefone: (46) 3526-2378
4THINKS
RUA DO COMERCIO
Telefone: (46) 9980-1044
DV DRONES
Rua João Dalpasquale
Telefone: (45) 9142-1122
CONTATORI SERVIÇOS CONTÁBEIS
Rua João Dalpasquale
Telefone: (46) 3536-4348
ESCRITORIO CONTABIL IGUACU
R. João dalpasquale
Telefone: (46) 9978-1550
Galeria de Fotos
Data de emissão: 30/09/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|