Empreendedoras paranaenses têm até o dia 14 de setembro para realizar sua inscrição na premiação que reconhece as melhores experiências em empreendedorismo feminino no Brasil
Empreendedoras paranaenses interessadas em contar suas histórias e, ainda, concorrer a uma premiação que reconhece as melhores experiências em empreendedorismo feminino no Brasil têm até o dia 14 de setembro para fazer sua inscrição no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira, 14 de agosto, foi prorrogado pelo Sebrae. Interessadas em participar podem realizar sua inscrição pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou ainda preencher uma ficha de inscrição com o relato da sua história, que deverá ser postada nos Correios até o dia 14 de setembro.
Emerson Cechin, coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, diz que a prorrogação do prazo é uma oportunidade para que mais empreendedoras e empresárias do Paraná tenham a chance de contar a sua experiência empreendedora, histórias que, segundo ele, podem servir de exemplo a outras mulheres. “Na última edição do Prêmio, uma paranaense foi a vencedora nacional. E ainda, em todas as outras edições, o Paraná teve vencedoras regionais”, observa Cechin.
Maria José do Nascimento, de Peabiru, região noroeste do Paraná, venceu na categoria “Micro e Pequena Empresa”, por ter transformado a pequena empresa familiar KL Reymann, criada em 1995, em uma fábrica com 80 empregados e cerca de 200 clientes em todo o País. Maria José dividiu as atenções da última premiação com a paraibana Maysa Motta Gadelha, vencedora nacional na categoria “Grupo de Produção Formal”. As duas concorreram com mais de 2,6 mil empresárias de todo o Brasil.
O coordenador estadual destaca ainda que a premiação é uma forma de valorizar essas iniciativas. “É importante que as empresárias aproveitem essa oportunidade para avaliar como foi a sua trajetória e sua performance empresarial. O Prêmio proporciona essa reflexão e, também, proporciona um aprendizado para essas mulheres ao observarem a evolução da sua história”, diz Cechin.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009 é dividido em duas categorias: Pequenos Negócios, para proprietárias de empresas de pequeno porte, estabelecidas formalmente, no mínimo, há um ano; e Negócios Coletivos, para integrantes de grupos de produção formal, que podem ser cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos, geradores de trabalho e renda, desde que sejam estabelecidos dentro da formalidade há, pelo menos, um ano.
Três etapas compõem a premiação: estadual, regional e nacional. Na etapa nacional o número de finalistas pode chegar até o máximo de 20: dez histórias, duas de cada uma das cinco regiões do País, uma na categoria Pequenos Negócios e outra em Negócios Coletivos, serão consideradas as vice-ganhadoras nas suas regiões e receberão troféu bronze.
As dez histórias mais bem avaliadas (duas de cada região), divididas nas duas categorias, serão as vencedoras nas suas regiões e serão agraciadas com troféu prata. Entre as dez ganhadoras regionais, serão escolhidas as duas melhores histórias, sem considerar a região, uma em cada categoria. As duas vencedoras nacionais ganharão o troféu ouro.
As dez ganhadoras regionais também ganharão uma viagem para capacitação em território nacional. Já as duas vencedoras nacionais receberão ainda, como prêmio, uma capacitação em território nacional e uma viagem internacional a um centro de referência em empreendedorismo.
O Prêmio é uma realização do Sebrae, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). No Paraná, o Sebrae/PR trabalha em parceria com a BPW estadual. (Com Agência Sebrae de Notícias Nacional)
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, inter nacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Fonte: SEBRAE PR