PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Pesquisa aponta semelhanças e diferenças do mercado imobiliário em DV e Cascavel
quinta, 05 de setembro de 2024
O professor Sérgio Kuhn, da UTFPR de Dois Vizinhos, ouviu 32 empresas em DV e 52 em Cascavel.
Entre os meses de fevereiro e abril de 2024, Sérgio Kuhn, professor da UTFPR e diretor da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), realizou uma pesquisa sobre o mercado imobiliário no município e em Cascavel. O objetivo do estudo foi contribuir com os Núcleos Imobiliários e com a gestão das empresas do ramo, a sua atuação profissional, além de entender gargalos, demandas e potencialidades.
A amostragem contemplou 32 imobiliárias de Dois Vizinhos e 52 de Cascavel, totalizando 84 pesquisados. “No geral, conseguimos constatar muita proximidade na totalização dos percentuais da pesquisa, mesmo num cenário onde Dois Vizinhos tem 47 mil e Cascavel 355 mil habitantes. Vimos, por exemplo, que a quantidade de imobiliárias é proporcional nas duas localidades. Percebi que é preciso realizar parcerias e trabalhos integrados entre órgãos representativos, institucionais e empresariais, promover eventos para o setor, usar as novas formas de garantias nas operações de crédito em imóveis, oferecer mais capacitações e qualificações em geral. É necessário analisar e priorizar os diferentes resultados e ações, entre outros para a melhoria das imobiliárias e os corretores e para com os clientes, o mercado e a sociedade”, resumiu o professor.
Atualmente, Dois Vizinhos tem 35 imobiliárias e 123 corretores enquanto Cascavel está com 330 estabelecimentos comerciais e 1.672 corretores. “Essas empresas são, basicamente, familiares, tendo a maioria até cinco funcionários. A atuação também é semelhante seja na compra, venda, permuta e avaliação dos imóveis, para as várias operações, além da questão de locação nas suas várias modalidades, como administração e gerenciamento de Imóveis, perícias extrajudiciais e judiciais, intermediação e administração de loteamentos, de incorporação das construções de imóveis e de condomínios”, relatou.
Problemas
Os principais gargalos apontados na pesquisa dizem respeito a mão de obra. “São problemas de comprometimento e engajamento, qualificação, vontade de trabalhar e disponibilidade dos colaboradores. As imobiliárias enfrentam problemas com a rotatividade, o espírito de equipe. Há uma preocupação com a economia do país, os preços baixos dos produtos agrícolas e também com a taxa de juros nacional. A pesquisa apontou também preocupação com a oferta e demanda, a carga tributária, taxas e com falsos corretores (frios ou informais) que geram competição desleal”, completa.
Mercado aquecido
Os dois municípios vivem bom momento. “A locação está bastante movimentada em Dois Vizinhos e em Cascavel que tem um momento melhor relacionado as vendas. A taxa de administração na locação é de 10% em 100% dos pesquisados, enquanto a comissão sobre as vendas é de 6% para 62% dos pesquisados e para outros, de 5%, 4%, 3% e percentuais menores, negociados entre as partes”, completa o professor.
Os pesquisados apontaram algumas necessidades, principalmente, relacionadas ao apoio de órgãos representativos. “Eles também mostraram preocupação com as taxas municipais, de cartórios, a mudanças na imagem dos empresários e corretores perante a opinião pública. Quanto ao conselho, os profissionais apontaram a necessidade de fiscalização sobre o que é correto, principalmente nos autônomos, não credenciados, assim como, dos profissionais e imobiliárias sobre os irregulares, as redes sociais, os anúncios e ter maior monitoramento e a questão do valor das anuidades”, completou.
As melhorias sugeridas foram as seguintes. “Houve um consenso de que as empresas devem ser mais unidas, buscar maior profissionalização e qualificação dos corretores, da gestão e do setor em geral. Também foi apontada a necessidade de se ter mais eventos e rodadas de negócios e que os cursos de gestão ou transações imobiliárias sejam em nível universitário, mais cursos de vendas, especializações do jurídico, de contratos de locação, entre outras sugestões”, conclui.
O trabalho já foi apresentado para os nucleados do Núcleo de Imobiliárias de Dois Vizinhos (NIDV) e deve ser apresentado também em Cascavel.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Decreto define feriados e pontos facultativos em Dois Vizinhos
ACEDV/CDL informa calendário para associados e comunidade em geral.
Núcleo de Mulheres Empresárias se reúne com prefeito para tratar do Miss Dois Vizinhos
Evento de gala deve acontecer no mês de setembro de 2026.
Núcleo de Lojistas de Confecções e Calçados prepara feirão de ofertas
Evento deve acontecer no decorrer do ano.
Em reunião da Cacispar, Saulo Matos homenageado por frequência
Presidente da ACEDV/CDL é vice-presidente da entidade regional.
Núcleo de Turismo e Gastronomia tem a primeira reunião do ano
No planejamento está a realização da segunda edição da Festa do Frango na Lata.
ASSOCIADOS
TRIPLE SOLUCOES INDUSTRIAIS
RUA SENADOR ATTILIO FONTANA
Telefone: (46) 9137-6320
99 OTICAS DOIS VIZINHOS LTDA
R CASTRO ALVES
Telefone: (46) 7606-9070
BUSS CAR MECÂNICA E COMÉRCIO DE PEÇAS
Rod. PR 281 Km 05
Telefone: (46) 3536-5967
AGRO VERE
RUA ORLANDO NUERNBERG
Telefone: (46) 9918-7559
BCS Think Smart | Marketing
10A RUA ORESTES MATTOS
Telefone: (46) 9121-4431
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 31/01/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|