Começa nesta sexta, 24, das 19h às 21h e no sábado, 25, das 7h30 às 9h, na ACEDV/CDL, o 1º Planejamento Participativo da entidade.
Na sexta o convite é para o setor do comércio e prestação de serviços e no sábado para indústria e agronegócios. Os diretores da entidade irão se reunir no dia 2 de outubro, durante todo o dia, com as propostas dos associados, para dar seqüência ao planejamento.
Os trabalhos serão conduzidos pelo consultor do Sebrae Marcelo Daleteze. Ele conta que vai utilizar uma metodologia difundida pela ONU denominada “Investigação apreciativa integrada com Gerenciamento Pelas Diretrizes”. Conforme o consultor, esta é uma forma bem direta e prática de identificar demandas. Este é o primeiro Planejamento com a participação dos associados e todos os empresários são chamados a participar. A seguir entrevista com a presidente da ACEDV, Laurete Gaio Beal, sobre o Planejamento Participativo.
O que é o planejamento participativo?
O Planejamento Participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias. Ele deve contribuir para maior eficácia, clareza e profundidade no que se faz. É uma forma de distribuir responsabilidades e democratizar a tomada de decisão.
Será dividido em três etapas?
Sim. Faremos os encontros setoriais para levantamento das necessidades, reunindo num primeiro momento, os segmentos do Comércio e Prestação de Serviços, num segundo momento, Indústria e Agronegócios, e depois estaremos juntando todo esse material para o terceiro momento que é o encontro da diretoria da entidade.
Quando serão as três etapas?
24/09 (sexta-feira) - Comércio e Prestação de serviços
25/09 (sábado) – Indústria e Agronegócios
02/10 – Diretoria da entidade.
Locais das etapas e horários?
O encontro dos segmentos vai acontecer no auditório da ACEDV/CDL, sendo que o de sexta-feira será das 19h às 21h e o de sábado das 7h30 às 9h, com coffee break. A diretoria vai se reunir no Hotel Lago Dourado das 8h às 17h.
Porque a entidade decidiu por realizar o planejamento desta forma, envolvendo os associados?
Porque queremos fazer um trabalho realmente voltado para os anseios da classe empresarial, que venha de encontro as suas necessidades, carências, e também que ele contribua com idéias e sugestões. O nosso objetivo é que o associado participe efetivamente e se sinta co-responsável pelo desenvolvimento da entidade e consequentemente da nossa comunidade como um todo.
Qual o resultado que se espera com o PP?
Como o P.P. nasce de uma proposta de desenvolvimento sinérgico em vez de hierárquico, ou seja, as pessoas entendem que não é a posição hierárquica que nos leva a atingir o objetivo, mas sim o comprometimento de todos os envolvidos, entendemos que vamos ter mais envolvimento do associado na entidade, melhor entendimento e interação da estrutura pela diretoria, fortalecimento do vínculo entre associados, diretoria da ACEDV/CDL e colaboradores da entidade, aprendizado recíproco e principalmente a determinação das ações e projetos que vamos nos propor a trabalhar nesses dois anos.
Quais as principais metas e decisões que a entidade tem para os próximos dois anos?
Tenho plena convicção que muita coisa boa vai surgir do Planejamento Participativo, mas dentre essas, vamos dar muita atenção para a sucessão, profissionalização e sustentabilidade da entidade.
Qual a recomendação da presidente para os associados sobre o PP?
Vamos procurar realizar um trabalho bem dinâmico, como podem perceber, os encontros não passarão de duas horas cada um. Por isso pedimos o apoio de todos através da participação e que tragam as suas idéias, sugestões e carências.
É importante que os associados participem e contribuam com o PP?
Sem sombra de dúvidas, sim. Sabemos que a proposta é desafiadora, mas com o envolvimento de todos, acredito que vamos superar as expectativas. O que nos motiva é saber que temos associados participativos, e uma Diretoria atuante e um grupo de colaboradores extremamente comprometidos.
Os trabalhos serão conduzidos pelo consultor do Sebrae Marcelo Daleteze. Ele vai utilizar uma metodologia difundida pela ONU denominada “Investigação apreciativa integrada com Gerenciamento Pelas Diretrizes”. Conforme ele nos informou, é uma forma bem direta e prática de identificar demandas. Também queremos deixar o convite para todas as pessoas da nossa comunidade, ou que não sejam associadas da entidade e que se sintam interessadas em participar, para que venham somar conosco, todos serão bem vindos.
Fonte: ACEDV