PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Próprio Negócio

sexta, 07 de agosto de 2009

Empresário busca qualificação e amplia oportunidades de negócios no sudoeste do Paraná

Joel da Silva trocou o emprego de operador de produção de uma grande empresa pela oportunidade e, também, pelo desafio de ser dono do próprio negócio.

A paixão por motos e um curso por correspondência mudaram a vida de Joel da Silva. A curiosidade sobre o assunto “estava no sangue”, como ele mesmo define. Joel trocou o emprego de operador de produção de uma grande empresa pela oportunidade e, também, pelo desafio de ser dono do próprio negócio: uma oficina mecânica especializada no conserto de motos, em Dois Vizinhos, região sudoeste do Paraná.

No ano de 2000, Joel começou a trabalhar com motos em um pequeno espaço. Ele e um amigo alugaram uma sala de 40 m², que foi dividida em duas partes. Uma alternativa para diminuir os custos já que os dois empreendedores dividiam o aluguel. “Eu consertava motos e meu amigo instalava som”, lembra o empresário. Um começo difícil para a oficina que foi batizada de Joel Motos. “A experiência que o mercado exigia eu não tinha e nem as condições financeiras. Duas coisas necessárias para o início de uma empresa”, observa.

No início do negócio, Joel trabalhava sozinho. “Comecei com o básico e com as ferramentas que eu tinha”, diz o empresário. Em pouco tempo, ele ganhou o apoio da namorada Silvania para tocar a empresa. “Ela me ajudava desde a parte administrativa até a faxina. Foi um crescimento conjunto”, conta o empresário, hoje casado com Silvania, que também passou a ser sócia da oficina.

Com a evolução do negócio, Joel buscou um financiamento para investir no pequeno negócio. Para obter o crédito, o empresário procurou o auxilio de técnicos do Sebrae/PR, que o orientaram sobre a importância de fazer um planejamento para conseguir os recursos pretendidos em uma instituição financeira.

A parceria com entidade estava apenas começando. Com o laço de confiança estabelecido, Joel buscou outras vezes o apoio do Sebrae/PR. “Eu tinha a necessidade de saber como funcionava uma empresa”, diz.

Para Cesar Gonçalves, consultor do Sebrae/PR, administrar uma empresa e torná-la competitiva é um desafio diário para empresários de pequenos negócios. “A persistência e a iniciativa na busca por melhores resultados são alternativas importantes para que essas empresas prosperem”, observa.

Com planos para ampliar o espaço físico da empresa, Joel viajou para Pato Branco, município localizado também na região sudoeste e onde o Sebrae/PR mantém um escritório regional, para conversar com um consultor da entidade. “No Sebrae, eu fiz um plano de viabilidade para a construção de uma sede própria. Graças à consultoria do Sebrae/PR, hoje eu tenho o meu espaço”, conta.

Algum tempo antes de buscar essa consultoria sobre a construção da sede própria, Joel já tinha recebido a visita de um consultor da entidade, que o orientou a planejar por mais um período a mudança de local. Esse planejamento foi essencial para que Joel realizasse o sonho de mudar a empresa para uma sede própria, sem correr o risco de comprometer a área financeira da oficina e até mesmo ‘quebrar’ o negócio.

“O empreendedor necessita conhecer muito bem a realidade do mercado em que atua e também a situação em que se encontra a sua empresa, para tomar decisões eficazes e assertivas”, observa o consultor do Sebrae/PR.

Competitividade empresarial

Em 2005, Joel deu mais um salto para aumentar a competitividade da empresa com a implantação de um sistema que informatizou todos os processos na oficina. Para isso, o empresário passou a utilizar uma ferramenta criada por uma empresa de serviços de tecnologia da informação, sediada em Dois Vizinhos. “Tenho todo o controle da empresa. Pelo sistema, tenho um histórico de tudo que o cliente fez desde o primeiro dia que entrou na oficina”, conta o empresário.

Além de realizar o conserto de motos, Joel também passou a comercializar peças e acessórios. Para aperfeiçoar a área de vendas da empresa, em 2009, o empresário entrou para a turma do VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, em Dois Vizinhos. O Programa é uma iniciativa do Sebrae/PR e da Fecomércio/PR que proporciona aos empresários paranaenses uma série de informações estratégicas. São conceitos de varejo que, ao serem transformados em ações pontuais, melhoraram a gestão e a lucratividade das empresas.

“A participação no Programa está sendo muito interessante, pois o VarejoMAIS traz uma sequência, com o início de um processo até a gestão financeira. O Programa ainda faz um monitoramento da sua gestão e não deixa você cair no comodismo”, avalia Joel.

Durante o VarejoMAIS, os lojistas aprendem, por exemplo, como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes.

Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Cesar Gonçalves, elaborar planos e estabelecer metas são ações indispensáveis a qualquer empresa que queira manter-se competitiva. “E para que isso ocorra, é necessário o contínuo aprimoramento e a busca por conhecimento e habilidades mais estratégicas, para liderar pessoas, implementar as melhores práticas para fortalecer sua empresa no mercado”, diz o consultor do Sebrae/PR.

O Sebrae/PR na sua cidade

Para encontrar as soluções empresariais do Sebrae/PR e aplicá-las na gestão da sua empresa, Joel não precisa, necessariamente, se deslocar para Pato Branco. Em Dois Vizinhos, a entidade mantém um ponto de atendimento que, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do município, promove uma série de atividades, como atendimentos, orientações, palestras, cursos e treinamentos para auxiliar os empreendedores e empresários da cidade.

“Sempre buscamos as orientações do Sebrae na sede da Associação Comercial. Nossos funcionários também participam das palestras e assistem aos vídeos educativos”, conta o empresário.

Incentivar a cultura empreendedora, o surgimento de novos negócios e fortalecimento de micro e pequenas empresas, em municípios onde não há uma estrutura física do Sebrae/PR, é uma estratégia da entidade que está levando um pacote de soluções empresariais a várias cidades no Paraná. Com a ampliação da rede de atendimento, o Sebrae/PR auxilia empreendedores e empresários paranaenses com informações sobre o processo de gestão de uma pequena empresa em todo o Estado.

Assim, a entidade chega aos 399 municípios do Paraná por meio dos pontos de atendimento e, ainda, com a realização de atendimentos itinerantes, utilizando uma unidade móvel do Sebrae/PR - um veículo equipado com toda a infraestrutura para atender pessoas interessadas em montar uma empresa e empresários que buscam aperfeiçoar a gestão de seus empreendimentos.

O consultor do Sebrae/PR ressalta que empresário está sempre em busca de qualificação. “Joel não mediu esforços em aceitar o nosso desafio em participar de programas como Relacionamento Empresarial e VarejoMAIS, certamente as técnicas utilizadas e orientadas nas capacitações o fizeram se preparar para fortalecer suas competências e também da sua equipe, vislumbrando um mercado que está em constante evolução e altamente exigente”, diz Cesar Gonçalves.

Evolução empresarial

Persistência e a busca por conhecimento transformaram a pequena oficina e a vida de Joel. Hoje, ele administra uma empresa que funciona em uma sede própria, com 390 m², emprega sete funcionários e, ainda, comercializa cerca de 5 mil itens em peças e 970 itens de acessórios para quem anda de moto. Uma trajetória marcada também pela busca de qualificação e orientação empresarial.

“A empresa Joel Motos nos prova que, é possível crescer mesmo diante de um cenário relativamente incerto. Quando se tem objetivos claros e o empresário entende que está em suas mãos o controle sob suas atitudes e ações e que elas influenciam diretamente seus resultados”, avalia Cesar Gonçalves.

Ainda de acordo com o consultor do Sebrae/PR, fundamentalmente o sucesso da empresa será apenas consequência, ou seja, vai depender da vontade, ainda mais quando todos esses fatores vêm aliados à paixão pelo que se faz criatividade e pensamento inovador.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Fonte: SEBRAE PR

Galeria de Fotos