SEMINÁRIO DA PISCICULTURA EM DOIS VIZINHOS, PR.
segunda, 01 de novembro de 2021
Dentro do Plano Dois Vizinhos, 2030, no grande grupo das Vocações Econômicas do Agro, temos voltado ao agro vários grupos técnicos, como a Agricultura Familiar, o Leite, a Agroindústria, as Agropecuárias e Agro veterinárias e o grupo técnico da Piscicultura, o qual como todos os grupos, busca apoiar, promover e alavancar as diversas atividades econômicas e negócios, dentre elas a Piscicultura.
O Seminário da Piscicultura então foi realizado com este foco, no dia 22/10/2021, das 14:00 as 17:00 horas, no Pesque Pague do Moacir Cara, no bairro Margarida Galvan em Dois Vizinhos, coordenado pelo grupo técnico de peixes, com a participação de produtores rurais de peixes locais e da região, lideranças e gestores público-privados ligados a atividade e produção rural, como o IDR, SEAB, UTFPR-DV, Secretaria da Agricultura, ASSUD, ACEDV, empresa de ração para peixes, Estudantes do PET, etc.
No evento tivemos os seguintes conteúdos voltados a Produção de Peixes:
1. o Gestão Técnica e Econômica dos 02 Campos Demonstrativos de Peixes do Nilson/Nelson de Faria e do Leandro Link em Dois Vizinhos. Foi apresentado pelo Eng. Agrônomo Rafael Cavaliere do IDR e do Professor Dr. Nilson de Faria, mostrando os resultados, desempenhos e índices, alcançando-se uma conversão alimentar de 1,424 por kg de tilápia e com o peso vendido de 0,936 e 0,975 gramas em 02 açudes, com quase 7.000 m2 de lâmina d’agua e com um lucro de aproximadamente 15% do faturamento total da produção.
2.o Planejamento da Produção e Práticas com o veterinário Danilo Silvestre da ASSUD. Abordou a necessidade de um bom planejamento envolvendo a adequação da infraestrutura na propriedade, das vias de acesso, energia elétrica, quantidade de peixes por m2 de acordo com o volume de água, mão de obra, aspectos climáticos, manejo no inverno e verão, temperatura ideal entre 26 a 30 graus, do planejamento dos açudes pensando no menor nível de água durante o ano e com água de qualidade e em abundância, a topografia do solo com terra boa e nobre, da observância das leis ambientais, da assistência técnica e outros.
3.o Controle Sanitário – profilaxia na Piscicultura pelo professor Dr. Ricardo Yuji Sado da UTFPR-DV. Abordou da importância de manter a qualidade da água como o grande diferencial, a alimentação e nutrição, o manejo e o monitoramento adequados, atuando com prevenção para evitar patógenos, doenças, pragas, bactérias, parasitas, vírus, fungos, etc. Da necessidade de ter um ambiente dos açudes e o seu entorno com condições para uma boa produção de peixes. De ter equipamentos para o controle da temperatura, qualidade e do fluxo da água, dos aeradores, do cuidado diário com qualquer não conformidade percebida com esta produção de baixo da água, etc.
4.o ASSUD – Associação do Sudoeste de Produtores de Peixes pelo seu presidente Emidio Pereira. Abordou do Trabalho da assistência técnica e econômica mediante uma produção assistida aos produtores rurais de peixes, os quais assinam um contrato para serem atendidos pela ASSUD. Enfatizou a responsabilidade e os cuidados da gestão com os custos, envolvendo os insumos e matérias primas, tendo na ração o seu maior custo e outros, pelos produtores rurais. Que a despesca é realizada pela equipe do Frigorífico, bem como, o seu transporte para o abate. Que estão entregando na média os peixes com 0,850 gramas para o abate.
Concluindo, foi um evento importante, de ótimos conteúdos e engrandecedor. Um marco e o 1.o de muitos outros eventos em prol desta atividade econômica, a qual tem muito para a crescer no município e na região do Sudoeste do Paraná, a exemplo do que ocorre na região Oeste.
Também os nossos Parabéns aos mesmos do Grupo Técnico da Piscicultura de D.V. e a todos que somam e contribuem gradativamente para o sucesso desta atividade econômica na produção e no mercado de peixes.
Lembrando também a todos que no 1.o trimestre de 2022 faremos um “Dia de Campo da Piscicultura”, numa propriedade rural de peixes em Dois Vizinhos.
Professor da UTFPR-DV e Coordenador dos grupos técnicos do Agronegócio e Agricultura Familiar na ACEDV
Galeria de Fotos