O Brasil criou 1,47 milhão de vagas no primeiro semestre deste ano, o melhor número para o período desde o início da série histórica, em 1999. A cifra chega a superar os bons resultados de 2008, quando foram geradas 1,36 milhão de vagas entre janeiro e fevereiro daquele ano.
No ano passado, por conta da crise financeira internacional, apenas 299 mil vagas foram abertas nos seis primeiros meses do ano.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em junho, 212.952 postos de trabalho com carteira assinada foram criados, o segundo melhor resultado, só perdendo para o mesmo mês de 2008, como mostra o gráfico abaixo.
No primeiro semestre, os setores que se destacaram na contratação de pessoal foram serviços, indústria de transformação, construção civil, comércio, serviços industriais de utilidade pública e a indústria extrativa mineral. Esses segmentos registraram saldos recordes no período.
- Os números mostram que a geração de empregos no Brasil continua crescendo substancialmente. Estou convencido de que manteremos o crescimento no segundo semestre e teremos 2,5 milhões de novos empregos este ano - disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Fonte: G1.com.br