Controle suas finanças!

sexta, 22 de maio de 2015

Tenha uma vida financeira organizada e sem grandes turbulências.

Por que devo controlar as finanças da minha empresa?

Tenha uma vida financeira organizada e sem grandes turbulências. Sim, as turbulências sempre existirão! Mas é melhor entrar em uma crise preparado do que sem preparo algum.

m dos maiores problemas que encontramos nas empresas hoje em dia é a falta de controle financeiro. Os gestores e empresários simplesmente não conseguem acompanhar os fluxos de receitas e despesas de seus negócios e isso se torna um grande problema.

Seja por falta de conhecimento ou por falta de tempo, as finanças das empresas vão sendo deixadas de lado e o “assim que der eu organizo” prevalece em quase todas elas. Contas atrasadas, boletos vencidos, clientes que não são cobrados na data certa. Tudo isso faz parte do dia-a-dia de dessas empresas.

Nos estudos de finanças existe uma premissa básica: “tudo o que se mede, tende a melhorar”. Isso não quer dizer que é certo que vá melhorar, mas sim: tende a melhorar. E muito! E isso é um fato que pode ser percebido com muita facilidade.

Sempre que uma empresa começa a medir os seus fluxos financeiros, a percepção dos gestores do negócio começa a ficar diferenciada. Eles conseguem perceber os pontos críticos das finanças da empresa, como: onde são os gargalos e pontos de desperdício de dinheiro; quais as melhores datas para agendar pagamentos, recebimentos e até mesmo fechar negócios com clientes; quais são as contas mais importantes a serem pagas e qual o custo de seus financiamentos e empréstimos; quais os custos reais dos produtos e serviços que vende e as margens sobre a venda que pratica... dentre tantas outras vantagens que impactam diretamente na lucratividade de um negócio.

Os controles financeiros de uma empresa podem ser comparados ao painel de controles de um carro: nele você vê e controla a velocidade em que está, o combustível que tem, o nível do óleo, as condições dos freios, etc. E isso permite realizar um trajeto com mais segurança.

Nas empresas é importante saber se os pagamentos/desembolsos são ou não feitos antes dos recebimentos; se o custo financeiro de um empréstimo vale a pena para saldar uma outra dívida; se você pode parcelar e em quantas vezes uma venda realizada; se é lucrativo realizar a compra de um novo equipamento, etc. Apenas uma gestão financeira eficiente é capaz de te dar estas informações.

Para alcançar resultados positivos em sua empresa, não se engane: é extremamente importante que você controle à risca as suas finanças! Se você busca lucratividade e menos dor de cabeça para sua empresa e continua ignorando suas finanças, é como o brilhante Albert Einsten dizia: “loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!”.

Então, meu conselho é: saia da inércia e comece hoje mesmo a organizar as finanças de sua empresa! Organize seus pagamentos, suas vendas, seus empréstimos e investimentos. Anote tudo, faça planilhas, crie indicadores de desempenho. Adote um sistema gerencial. Realize agendamentos para não se perder durante o mês. Crie orçamentos do quanto irá gastar durante os meses e o ano. Tudo isso é muito eficaz e pode te livrar de muitas dores de cabeça!

Tenha uma vida financeira organizada e sem grandes turbulências. Sim, as turbulências sempre existirão! Mas é melhor entrar em uma crise preparado do que sem preparo algum. Tenho certeza que se sua empresa se organizar, você será mais feliz sempre!
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/por-que-devo-controlar-as-financas-da-

Galeria de Fotos