Desafio Sebrae

quinta, 04 de março de 2010

Desafio Sebrae é lançado no Sudoeste

O lançamento da edição 2010 do Desafio Sebrae na região aconteceu na manhã de quinta, dia 25, no escritório regional do Sebrae/PR, em Pato Branco. Diretores, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos acompanharam a apresentação do jogo de empreendedorismo que abre suas inscrições de 10 de março a 15 de abril. O desafio está na sua décima primeira edição, e foi criado para auxiliar os universitários brasileiros que pretendem seguir o empreendedorismo e ser donos do próprio negócio.
O Desafio Sebrae leva aos acadêmicos a oportunidade de conhecerem na prática a vivência do dia a dia empresarial. Os alunos enfrentam condições corriqueiras na vida de um empresário, como a tomada de decisões, os investimentos em matéria-prima e infraestrutura, a contratação de mão-de-obra especializada, a formulação dos preços de custo e venda dos produtos, além das variantes que o mercado oferece no cotidiano empresarial. O coordenador do curso de Administração da Unipar em Francisco Beltrão, Sérgio Bueno Fernandes, afirma que a universidade incentiva a participação pelo aprendizado.
“O desafio traz um ambiente bem próximo da realidade dentro da proposta de gerir uma empresa. Participando, o acadêmico certamente agrega conhecimento que será útil na sua formação”, destaca. Na Unipar, conforme o coordenador, o jogo de empreendedorismo está integrado à grade curricular do quarto ano de Administração. “Nós estamos incluindo o Desafio Sebrae dentro de uma disciplina que já utiliza um software de simulação de gestão e a avaliação será complementada com o Desafio Sebrae”, explica Fernandes.
Para participar e ter acesso ao material do jogo, é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 por equipe. Depois de se inscrever, as equipes têm os meses de abril e maio para baixarem o jogo pela internet e montarem a empresa: escolhem nome, localização, contratam funcionários e fazem o orçamento. Em seguida, começam a receber os problemas, discutem e elaboram uma solução.

5 fases
O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. Os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 e 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.
Os prêmios para os vencedores estaduais são iPod Touch, Modem 3G com TV Digital, e capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa.

Demonstração
O consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Alaxendro Dal Piva, conta que, no dia 9 de março, será feita uma demonstração para coordenadores e professores, coordenada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A meta para 2010 na região Sudoeste é a participação de 1.600 alunos.
“Estamos num gráfico crescente. Em 2008 tivemos a participação de 553. No ano passado foram 1.070 acadêmicos e agora, com o apoio de professores e das instituições de ensino superior, vamos bater um novo recorde neste jogo que prepara os jovens para o mercado de trabalho, que estimula as competências e características de um bom empreendedor”, projeta Dal Piva.
Fonte: site Cacispar

Galeria de Fotos