É preciso que o empreendedor esteja atento as oportunidades que surgem o tempo todo, que ele estabeleça metas para o seu próprio negócio e tudo isso sem tirar os olhos dos seus indicadores porque em algum momento pode ser preciso recalcular a rota. É meu amigo, empreender não é tão fácil quanto parece.
Compartilhar é a palavra da vez e por isso as pessoas estão em busca de influenciadores, pessoas em quem elas possam se inspirar, com quem elas possam aprender.
Em meio a tantos estímulos da modernidade surge um personagem cada vez mais comum: o empreendedor dinossauro.
Mas afinal, quem é esse cara?
Empreendedor dinossauro é um empresário com muita experiência, domina a sua área de atuação, está na liderança do seu segmento há algum tempo, e por estar em sua zona de conforto, não se preocupa mais em ouvir os seus clientes e colaboradores, não presta atenção nas mudanças do mercado, não se preocupa em inovar.
A única coisa que pode fazer o dinossauro esbravejar e sair da posição confortável em que está é quando aparece algum concorrente. O cara que segundo ele "copiou" o seu negócio.
É o suficiente para ele despejar nas redes sociais toda a sua indignação, afinal, quem ele pensa que é? Na cabeça do dinossauro, o inovador surgiu do nada, não tem toda a sua experiência e nem sabe tudo o que ele passou para chegar onde está.
Toda a energia do empreendedor dinossauro agora é gasta para mostrar que ele é o primeiro no seu segmento e que o outro produto ou serviço nunca chegará aos seus pés, ao invés de repensar a sua estratégia e usar toda a sua experiência para se reinventar.
Conheça agora os 5 sinais de que você pode estar se tornando um empreendedor dinossauro:
1. É referência no seu segmento há algum tempo e por isso não faz nada de diferente há anos. A sua frase preferida é: Em time que está ganhando não se mexe.
2. Faz questão de deixar claro sempre que tem oportunidade, que é o pioneiro e que iniciou em uma época em que ninguém pensava nesse modelo de negócio.
3. Usa as redes sociais ou o seu círculo de amizades para dizer o quão inexperientes ou enganadores são os seus concorrentes, que são apenas cópias baratas, mas na verdade nunca procurou conhecer o produto ou serviço do inovador.
4. Cerca-se de pessoas que são fãs, e por isso não dão ao dinossauro um feedback genuíno.
5. Entende que já sabe tudo do seu segmento por isso não dá tanta importância as sugestões que recebe.
Tudo o que é bom desperta a admiração das pessoas e em algum momento vai servir de inspiração para aqueles que estão começando no mercado, não é a primeira e nem o última vez que isso vai acontecer.
Repense a forma como encara a concorrência, ela pode ser uma grande oportunidade para inovar e alcançar a excelência no atendimento de forma permanente.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/5-sinais-de-que-voce-pode-estar-se-tornan