O Programa Empreender é originário em Brusque – SC, na região conhecida como Vale do Itajaí, na época denominado Projeto Cooperação.
Em 1999 a CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e o SEBRAE firmaram parceria, trazendo esse programa a nível nacional. O programa tem como principal objetivo elevar a competitividade e a sobrevivência da micro e pequena empresa.
Através da união de empresários de um mesmo setor, são criados os núcleos setoriais, que buscam soluções e melhorias para problemas comuns. Alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas pelos núcleos setoriais são: Treinamentos e palestras específicas; compras conjuntas e negociações coletivas; participação e promoção em congressos, feiras e workshops; intercâmbio de informações; formação de consórcio para exportação; parcerias com fornecedores; divulgação coletiva do potencial instalado, dentre outras ações importantes para o grupo.
O núcleo é coordenado por um Consultor, que age como facilitador para o grupo. As reuniões acontecem periodicamente nas associações comerciais. Como metodologia é utilizado o metaplan, agregando a tempestade de idéias e a busca de metas e ações conjuntas.
A ACIAR, Associação comercial e empresarial de Realeza, crente do sucesso aderiu novamente ao programa, a qual já participou da criação dos núcleos de mecânicos e moveleiros. Desta vez, o núcleo será formado inicialmente pelos empresários do setor de confecções e calçados. A meta para este ano, é formar três núcleos setoriais.
As visitas aos empresários já começaram, e a primeira reunião está marcada para o dia 05 de maio de 2010, na sede da ACIAR e, tem por finalidade dar ciência do programa.
A adesão do programa é livre, o convencimento vem pela visão da parceria, onde o concorrente deixa de ser um “inimigo” e passa a ser um aliado e parceiro, com um diferencial, todos ganham.
Fonte: