A Endeavor desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de descobrir como está a cultura do empreendedorismo dentro das universidades brasileiras. Participaram do estudo professores de 16 faculdades, além de 604 estudantes do Sul, Sudeste e Nordeste. As perguntas feitas aos universitários são referentes à sua exposição ao empreendedorismo, suas aspirações, confiança em suas capacidades e a expectativa de abrir uma empresa. Dentre os jovens entrevistados, a maioria, 52,8%, já encara o desafio do mundo dos negócios com bons olhos. Para 48,2%, o empreendedorismo é visto como uma carreira a ser seguida.
Outro aspecto importante, constatado pela pesquisa, é que aproximadamente dois terços dos estudantes já possuem um negócio ou gostariam de ter sua própria empresa no futuro. Entre aqueles que responderam não ter a vontade de montar um negócio, um quarto não tem certeza desta decisão.
"Na hora de tomar a decisão de criar ou não uma empresa, os universitários são influenciados fortemente pela família. O apoio dos pais, namorados, esposas e maridos é fator preponderante neste processo", afirma coordenadora da Endeavor no Nordeste, Ana Luiza Ferreira. De acordo com este levantamento, 56,5% dos pais consideram que a disposição de seus filhos em abrir uma empresa é positiva.
A pesquisa ainda revela que, atualmente, cerca de 78% dos estudantes que possuem seu próprio negócio abriram a empresa em sociedade. Destes, 37% possuem sócios que fazem parte de sua família. Apesar do sonho em ter um negócio próprio, os universitários admitiram não estar se preparando adequadamente para empreender. O percentual mostra que apenas 31% deles tem empenho para abrir uma empresa no futuro. Eles estão se preparando através, por exemplo, da leitura de livros.
De todos os estudantes, 33% são empreendedores ou gostariam de ser, porém não fizeram nenhum curso em empreendedorismo. Estes dados fazem parte da pesquisa intitulada "The Entrepreneurship Education Project: Enhancing entrepreneurial self-efficacy and identity in the classroom".
Fonte: Cacispar