Garantia de Crédito

segunda, 22 de agosto de 2011

Sociedade de garantia viabiliza acesso a crédito no Paraná.

Nesta segunda-feira (22), a partir das 14h, o Sebrae no Paraná promove em Foz do Iguaçu, no Hotel Mabu, um evento para marcar o início do funcionamento das primeiras Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) constituídas no estado. Já estão em operação a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), com sede em Toledo, e a Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (Garantisudoeste), em Francisco Beltrão.

A Sociedade de Garantia de Crédito do Noroeste do Paraná (Noroeste Garantias), que irá atender micro e pequenas empresas (MPE) de Maringá e municípios da região, aguarda liberação de recursos financeiros para a composição de um fundo de aval e deve entrar em atividade ainda neste semestre. Outras duas SGC encontram-se em fase de constituição para atender as regiões centro-sul (Guarapuava e região) e norte do Paraná (Londrina e entorno).

O evento de lançamento das SGC é aberto a empresários, membros de cooperativas de crédito e de instituições financeiras e interessados em geral. Representantes de estados que estão no processo de constituição de suas sociedades, dentre os quais Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais, também participarão do encontro.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, e outras lideranças farão a abertura oficial do encontro. Logo após, estão programados painéis técnicos liderados por representantes de SGC, instituições de financiamento e entidades de apoio empresarial. Às 19h30, ocorre a assinatura oficial de convênios entre as instituições bancárias e as SGC em operação no Paraná.

Pesquisas

Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná, afirma que as SGC contribuem fortemente para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das empresas de menor porte. Segundo ele, a ideia de criar sociedades garantidoras nasceu de diversas pesquisas com empreendedores e empresários para avaliar os principais fatores que impedem o acesso ao crédito, sobretudo junto aos pequenos negócios. O resultado mostrou que a falta de garantias exigidas pelas instituições financeiras é uma das queixas mais comuns.

"O Sebrae estimula as iniciativas de constituição de SGC, orientando e oferecendo apoio técnico, metodologias e tecnologias de gestão. Para as iniciativas consideradas viáveis e sustentáveis, é analisado, inclusive, apoio financeiro", diz Allan Marcelo Costa, superintendente do Sebrae no Paraná.

O Sebrae projeta que em cinco anos as SGC paranaenses devem atender em média 4,5 mil MPE e o volume de crédito a ser concedido por meio das garantias pode chegar a R$ 72 milhões. As SGC gerenciam recursos privados e públicos, além de realizar os serviços de análise e de concessão das garantias pleiteadas pelos associados, assumindo eventuais inadimplências das operações e se encarregando diretamente da recuperação das perdas.

Interessados em participar do evento, para marcar a entrada em operação das primeiras SGC do Paraná, podem obter mais informações no Sebrae por meio do 0800 570 0800.
Fonte: Agência Sebrae

Galeria de Fotos