STYLLOS CALÇADOS
Em 2009, Leodir Balena comemorou dez anos na gestão da pequena loja.
O empresário Leodir Balena abriu uma pequena loja de calçados em 1999, na cidade de Realeza, região sudoeste do Paraná. A escolha pelo negócio aconteceu por que Leodir observou uma oportunidade para investir no ramo, já que na época eram poucas lojas deste segmento na cidade. Outro fator que motivou o empreendedor a abrir o negócio foi buscar uma alternativa para aumentar a renda da família. Ele e a mulher, Regina, abriram a pequena empresa em um pequeno espaço alugado e deram início às atividades da Styllos Calçados.
Em 2009, Leodir Balena comemorou dez anos na gestão do pequeno comércio. Uma vitória para o empresário que, quando abriu a loja, administrava uma empresa na área de sonorização automotiva. Durante um período, Leodir tentou administrar as duas empresas, mas, segundo o empresário, foi difícil conciliar os dois negócios.
O empresário optou pelo ramo de calçados. Mas lembra que não tinha experiência no segmento. Para isso, ele foi em busca de orientação para gerenciar a nova loja. Nessa época, só eu, minha mulher e uma funcionária trabalhávamos na empresa, conta.
Um dos primeiros passos do empresário para aprimorar a sua gestão foi procurar a parceira de instituições de apoio, como a Associação Comercial e Empresarial de Realeza (ACIAR) e o SEBRAE/PR. As duas entidades mantém uma parceria para promover soluções na área de gestão aos empresários do município. Fiz treinamentos e busquei informações. As empresas que mais prosperam são aquelas que buscam conhecimento, observa o empresário.
Leodir apostou nessa receita para melhorar os resultados da Styllos Calçados. O empresário participou de uma das turmas do Programa EMPRETEC, uma iniciativa do SEBRAE em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que estimula a atitude empreendedora dos gestores de micro e pequenas empresas, com foco na otimização de resultados empresariais a partir da mudança comportamental.
O EMPRETEC foi muito bom, pois mudou muito a forma como eu vejo a minha empresa, afirma o empresário. No Programa, a alteração na conduta empresarial é baseada, sobretudo, em dez características. São elas: a iniciativa e busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança; exigência de qualidade e eficiência. Essas características ajudam a revelar pontos fundamentais na personalidade do empreendedor, decisivas para a excelência na gestão empresarial.
Leodir Balena conta que, entre o estoque e produtos expostos, a empresa reúne cerca de 6 mil pares de sapatos - desde a linha infantil, masculina e feminina. Para garantir a variedade e a qualidade dos produtos, o empresário diz que busca novidades em feiras e eventos do setor calçadista.
Já para gerenciar todo esse volume, além da busca constante por conhecimento, Leodir Balena ainda ressalta o processo de informatização que inseriu na empresa. Desde o primeiro dia, todo o controle de estoque é informatizado na Styllos Calçados. Além disso, informatizamos todo nosso cadastro e esse controle é bastante rígido. A informatização é muito importante e eu não me vejo sem esse sistema, ressalta o empresário.
Durante cinco anos, a loja funcionou em um imóvel alugado de 50 m². Mas nesse período, o empresário economizou recursos e investiu na construção de uma sede própria. Já estamos na nossa loja há cinco anos. Construímos esse prédio sem recorrer a financiamentos em bancos, só com recursos próprios, comemora Leodir Balena.
Competitividade empresarial
Para melhorar os resultados da Styllos Calçados, além de cursos e palestras, o empresário também investiu em qualificação. Em 2008 e em 2009, Leodir Balena participou do Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, uma parceria firmada entre o Sebrae/PR e o Sistema FECOMÉRCIO/PR, para oferecer um pacote de soluções voltadas a tornar o comércio do Paraná mais forte e competitivo.
Realizado em diversos municípios paranaenses, desde 2006, com o apoio de entidades como prefeituras municipais, associações comerciais, sindicatos, câmaras dirigentes lojistas e outras, o Programa trabalha conceitos técnicos para fortalecer os empreendimentos, tornando-os mais competitivos.
Entre as ações do VarejoMAIS estão o diagnóstico organizacional do empreendimento, que avalia o atendimento com a realização do cliente oculto; análise da estrutura física da loja; capacitação da gestão empresarial e ainda consultorias especializadas nas áreas de vendas, promoção, visual de loja, marketing, recursos humanos, atendimento, entre outros temas.
Com esses conceitos, os comerciantes têm a oportunidade de identificar possíveis falhas no seu negócio e trabalhar para que sejam solucionadas. Eles aprendem, por exemplo, como melhorar a gestão e ampliar a carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes.
No VarejoMAIS, eu tive a oportunidade de ver a minha empresa e propor modificações, conquistar novos clientes, como a distribuição interna de produtos, assim como a parte da vitrine que foi toda refeita. O Programa também me ajudou a mexer no ambiente de trabalho da empresa e melhorar a forma de atendimento, conta o empresário.
Entre as mudanças realizadas pelo empresário a partir das orientações recebidas durante o VarejoMAIS foi com relação à identificação dos setores da loja. Outro exemplo de investimento em sinalização interna realizada pelo empresário foi deixar mais visível ao cliente quais são as formas de pagamento que a empresa oferece. O ramo de calçados é bastante concorrido e está diferente do que estava há dez anos. Por isso, tem que correr atrás, ressalta Leodir Balena.
No final do Programa, as empresas participantes têm a chance de serem reconhecidas com o Prêmio O Melhor do VarejoMAIS. Dividido em duas categorias Loja Revelação e Loja Referência, a premiação foi criada para reconhecer as empresas que mais se destacam e aplicam os conceitos repassados durante o Programa.
Soluções para o setor
O VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade integra a iniciativa do Programa do Comércio Varejista do SEBRAE/PR que, em parceria com outras entidades de apoio, oferece um pacote de soluções empresariais para o setor.
Entre as iniciativas do Programa está o desenvolvimento de um ambiente favorável para que as empresas atuem em redes, incentivando a cultura da cooperação, o que permite aos empresários do varejo o fortalecimento de suas empresas e a promoção de todo o comércio de uma região.
Ainda na estratégia do Programa, os empresários têm a oportunidade de participar das Visitas Técnicas do Comércio Varejista a centros considerados como referências. Entre os destinos visitados estão São Paulo e, também, centros internacionais como Miami e Orlando, nos Estados Unidos. As viagens são realizadas para proporcionar aos empresários do comércio a oportunidade de trocar experiências e conhecer práticas empresariais que podem ser aplicadas e adaptadas à realidade de gestão das empresas paranaenses.
O empresário que não busca informação acaba ficando para trás. E a busca pelo conhecimento não deve se apenas do proprietário da empresa, mas também de toda a equipe que trabalha com ele, avalia Leodir Balena, que, entre a responsabilidade de gerenciar a empresa, também assumiu um papel de liderança na cidade e, hoje, é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Realeza (ACIAR).
Fonte: http://www.sebraepr.com.br