SÃO PAULO – As redes sociais já são vistas como um canal fomentador de negócios no Brasil. Pensando nisso, 65% das empresas afirmam que irão investir nesta ferramenta no próximo ano.
Já 31% disseram que manterão os aportes no nível deste ano. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) e divulgado nesta terça-feira (13).
Entre os principais trabalhos que as empresas pretendem desenvolver em 2012 com as redes sociais estão relacionamento com o cliente (74%), reforço de marca (63%), promoção e divulgação de produtos ou serviços (53%), monitoramento de marca (46%) e e-commerce (18%).
A rede de relacionamento Facebook deve concentrar o maior esforço de marketing das companhias em 2012, com 76% das menções, seguido pelo Twitter (56%), Google+ (32%), Foursquare (10%) e Orkut (8%).
O estudo indicou ainda que apesar da visão positiva em relação às vantagens do uso das redes sociais nos negócios, 47% dos entrevistados disseram que este meio responde por menos de 5% do orçamento de marketing.
Outros 21% disseram que investem até 10% do orçamento, enquanto 13% apontam até 20% da verba. Somente 3% afirmaram que esse tipo de investimento chega a 40% do total gasto em marketing.
Sobre a pesquisa
Para chegar a esta conclusão, a Amcham ouviu 72 empresários, gestores e executivos de marketing que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 29 de novembro.
Fonte: ACIAR