Começou a funcionar ontem um novo endereço na internet com informações sobre o Imposto de Renda da pessoa física (www.receita.fazenda.gov.br/irpf2010).
Nessa página, lançada pela Receita Federal, será possível baixar programas, pagar o IR devido e consultar restituições. Hoje, essas opções estão separadas em vários lugares no site do órgão.
O prazo para entrega da declaração do IR deste ano começou ontem e termina em 30 de abril. No primeiro dia para baixar o novo programa, o site da Receita apresentou problemas.
Nas primeiras duas horas, parte do sistema de informática responsável pela página ficou fora do ar. Além disso, muitos contribuintes tentaram baixar o programa ao mesmo tempo, o que causou lentidão pela manhã.
O novo site reúne também tutoriais com explicações sobre o programa do IR de 2010, dicas sobre o preenchimento da declaração e dúvidas mais frequentes. Além disso, a Receita quer incentivar os contribuintes a acompanhar a situação da sua declaração ao longo do ano para saber se há algum erro que possa ser corrigido antes do pagamento do último lote de restituições.
Em 2009, quando o governo ameaçou atrasar parte do pagamento para fazer caixa diante da queda de arrecadação, quase dois terços dos contribuintes que ficaram retidos na malha fina em um primeiro momento conseguiram retificar a declaração e regularizar sua situação antes do fim do ano.
Fonte: site Cacispar