Parabenizamos a nossa Diretora de Eventos Rafaela Pollan, pela sua história de superação e sucesso que foi publicada na Comunidade Sebrae.
quinta, 20 de agosto de 2020
Empreendedorismo Feminino
Eu sou Rafaela Battisti Tomazi Pollan, tenho 37 anos, sou casada com Valdair Pollan, mãe da Fernanda de 8 anos e o Otávio de 5 anos. Moro em Realeza no interior do Paraná. Sou filha de agricultores, aos 17 anos sai de casa para poder ter o meu trabalho e conquistar o meu dinheiro, e com isso a minha independência. Sempre fui apaixonada pela leitura, mas muitas vezes não compreendida. Nunca quis muito da vida, namorei, casei, tivemos nossos filhos, tudo ia muito bem, mas devido a minha segunda gravidez que foi de risco, tive uma depressão pós parto, não consegui me adequar ao meu trabalho e acabei sendo demitida depois de 8 anos. Meu marido viajava bastante e eu ficava sozinha com as crianças e a gestão da casa. Nosso filho mais novo sempre estava doente e meu marido viajando, então chegou um momento que decidimos mudar de vida para termos mais autonomia e podermos curtir mais as crianças. Ainda morávamos em Quedas do Iguaçu e tivemos a oportunidade comprar uma Livraria em Realeza aqui no Paraná, e não pensamos duas vezes. Não tínhamos um real, apenas uma proposta. E assim fizemos e conseguimos comprar a Star Livraria, Papelaria e Presentes. Em 3 semanas mudamos de vida e de cidade, sem conhecer ninguém, apenas com a vontade de dar certo, vendemos nossa casa e viemos morar de aluguel (mais sorte do que juízo rsrs).
Foi a melhor decisão que tomamos em nossa vida, de empregados passamos a patrões e daí(agora), por onde começar(?) o que fazer(?), olhamos a loja, vimos que precisávamos de estoque, nos atualizar, pois nem computador tinha, muito menos controle.
Aos poucos fomos reestruturando, ajustando para deixar ela com a nossa carinha. Foi bem difícil pois não tínhamos base nenhuma como gestores, o que fazer agora(?), qual o próximo passo(?), quando você passa a ser dono de um negócio você percebe que muitas teorias precisam ser adequadas para a sua realidade, nem sempre o que está no livro da certo para o seu negócio, você precisa adequar, validar e ajustar para a sua realidade. Percebi que as pessoas não achavam nossa loja, fiz meu primeiro curso pelo SEBRAE e conheci o Google, onde cadastrei o endereço da loja e fotos para ela ganhar visibilidade, criamos um número de whatsapp para os clientes e para poderem nos chamar de forma mais fácil, criamos facebook da empresa, instagram; instalamos sistema, fizemos uma geral, aos pouco a loja começou a ganhar visibilidade e começamos a ser percebidos, foi quando fui convidada a fazer parte da Diretoria da Associação Comercial de minha cidade pelo Paulo Sergio Bueno e pelo José Valdenir Crestani que assumiriam a presidência da associação, eu pensei comigo o que eu posso acrescentar (?), afinal estou começando, mas vou aceitar pois tenho muito a aprender. Então aceitei o desafio. No começo só ouvia, pois tinha medo de falar o que não devia (minha insegurança falava alto nessa fase ainda), aos pouco fui ganhando confiança e também o respeito dos colegas de diretoria, mas percebi a pouca participação de mulheres éramos apenas eu e Fernanda como mulheres diretoras; comecei a pensar em fazer algo direcionado para as mulheres, pois quando comecei a ser empreendedora sentia muita insegurança e dúvidas; como disse mudei para Realeza e não conhecia ninguém não tinha com quem conversar, será que outras mulheres não passavam por isso também, então em uma reunião da diretoria apresentei o projeto “Encontro das Mulheres Empreendedoras”, que consistia em um encontro mensal, onde traríamos alguém da nossa cidade com conhecimento para falar com as mulheres sobre um assunto, reuniríamos no máximo 13 mulheres pois gostaríamos que essas empreendedoras após a apresentação do conteúdo pudesse falar sobre suas dúvidas e angústias e também pudesse divulgar sua empresa e seu trabalho. O encontro foi um sucesso, geramos negócios, network e a aproximação e fortalecimento das mulheres empreendedoras, incentivamos mulheres que estavam pensando em empreender. Não foi fácil, tive resistência, o que ouvi muito foi; “quem essa mulher pensa que é”, pois acabou de chegar e já está fazendo essas coisas, mas com calma e mostrando meu trabalho consegui que os outros empresários percebessem que apenas queria ajudar outras mulheres a crescer. O projeto deu tão certo que já alcançamos mais de 100 empresárias de nossa cidade, posso dizer com orgulho que está sendo um sucesso. Em uma semana empresarial de nossa cidade, fui convidada a fazer um Workshop, sobre etiqueta empresarial, estudei, busquei informação e aceitei mais esse desafio.
Quanto a nossa loja a Star Livraria, começamos a participar de feiras levando material escolar diferenciado e livros para divulgar a nossa empresa, percebemos que assim ganharíamos muita visibilidade na nossa região. Na primeira feira, criamos uma réplica da vassoura do Harry Potter, onde as pessoas podiam tirar uma foto com a vassoura e um banner em tamanho real dos personagens do Harry Potter, ao fim da feira sorteamos a vassoura para quem passou no nosso stand, foi muito legal o retorno, na mesma feira fizemos uma noite de autógrafos e o lançamento do livro de uma escritora de nossa cidade, que também foi um sucesso. Na ultima feira queríamos criar algo para chamar a atenção das crianças, foi quando tive a ideia de criar uma personagem para representar a nossa loja, foi aí que surgiu a “Princesa das Histórias”, com folhas de livros eu e minha funcionária a Thalia, fizemos a fantasia que foi um sucesso, as pessoas queriam ver a fantasia, tirar foto comigo, as crianças queriam que eu contasse história, todos que iam na feira passavam no nosso stand para ver a fantasia, nessa mesma feira recebi o convite de uma professora para ir fantasiada na escola para contar história para as crianças (mas uma vez a insegurança bateu, o que vão pensar de mim fantasiada, não sou tão nova para fazer isso), mas apesar da insegurança me senti honrada com o convite e aceitei, a história que contamos foi dos três porquinhos, trabalhamos os medos com as crianças seguindo as orientações da professora, foi incrível amei cada minuto estar ali, brincar com as crianças e conversar, recebi tanto abraço sincero, que nesse dia decidi seguir com esse projeto de incentivar a leitura e a imaginação nas crianças através das escola, já fui na APAE também, e hoje temos um cronograma para atender as escolas , esse é o nosso projeto social, mas quem ganha sou eu vendo a alegria e os sorrisos das crianças, mais uma vez fiquei feliz por não ouvir as minhas inseguranças e meus medos.
Sempre fui apaixonada pela leitura, amo falar sobre livros, conversar com meus clientes e amigos, mas o que mais amo é quando indico um livro e percebo o quanto esse livro mudou a vida de uma pessoa, o quanto esse livro a ajudou. Então criei o canal do youtube que se chama 1 Minuto de Livro, onde falo de livros que li, resenho outros livros de forma rápida e pontual, para as pessoas poderem ter uma ideia do conteúdo antes de ler. Esse canal ainda está em construção, mas amo cada postagem que faço.
Ano passado fiz o Empretec do SEBRAE onde consegui ter uma visão diferente e orientada sobre quem eu sou e a minha empresa, foi muito gratificante, e de um crescimento inimaginável.
Estava tudo indo muito bem, já tínhamos três anos de empresa e então veio a pandemia, tivemos que fechar a unidade de atendimento dentro da universidade, tivemos que fechar nossa loja. Sentimos tanto medo, o que fazer afinal sem faturamento, sem previsão, insegurança total. Meu marido foi para casa ficar com as crianças e eu fiquei sozinha na loja, eu estava apavorada, mas pensei comigo mesma, não entra nessa, respira fundo e pensa com calma. Optamos por trocar de carro e com a diferença ajustamos as contas mais urgentes e aos poucos fomos nos adequando, meu marido estava em casa com as crianças (ele nunca ficou em casa na vida dele) começou a ter dificuldades, pois era muito tempo livre, então tive um insigt, falei para ele o que você mais gosta de fazer, ele me respondeu “comer”, por que você não começa a criar algo relacionado a isso, se a tua paixão é comer, o que você comeria todo dia? E ele me respondeu pizza, e eu falei tá aí crie a sua receita de pizza, então ele começou a testar receitas, sabores até chegar na típica receita italiana com massa caseira, quando ele me disse é essa, eu respondi ok, tirei fotos, montei cardápio, e assim surgiu a PIZZARE, delivery de pizza com massa artesanal que hoje já é um sucesso. Ele estava feliz, a PIZZARE caminhando, mas eu ainda tinha a loja. O que fazer como aumentar as vendas? como sobreviver? E então mais uma vez recorri ao SEBRAE, comecei a fazer cursos, consultorias, conversei com amigos que são empresários a mais tempo, coletei informações, e percebi que precisava melhorar, em uma das consultorias tive um insigt que precisava profissionalizar a nossa loja, então comecei uma análise mais profunda de reavaliação dos processos e de profissionalização da nossa empresa.
Devido a pandemia consegui crescer e amadurecer muito, conseguimos criar cronograma de postagens para as redes sociais, eu comecei a tomar a frente e aparecer em postagens e lives mostrando os produtos de nossa loja, e estou em uma busca constante de conhecimento e crescimento, tive medo, chorei muito (afinal, isso faz eu ser quem eu sou!), mas principalmente me conheci melhor e percebi que posso muito mais. Hoje estamos com projeto de expansão e temos um planejamento do que queremos e quando queremos. Se tenho medo ainda, sim muito, mas não deixo mais o meu medo e a minha insegurança me fazer desistir. Leio, converso, busco informações e sempre tento melhorar e crescer, há três anos atrás quando resolvemos mudar nunca imaginei que chegaria onde cheguei, mas hoje sei que posso mais, e eu quero, mas principalmente quero continuar ajudando as pessoas que eu encontrar no meu caminho sem nunca perder a minha alegria e imaginação. Todos podem, basta você trabalhar para isso. Espero que a minha história possa inspirar outras. Você pode, você é capaz, acredite em você
Matéria Original: https://comunidadesebrae.com.br/empreendedorismo-feminino/livros-e-empreendedorismo
Galeria de Fotos