Produtos e Vendas.

segunda, 14 de junho de 2010

Como escolher produtos que satisfaçam o cliente?

Os produtos comercializados por uma empresa devem ser definidos pelos clientes, e não pelo gosto do proprietário ou gerente. Assim, o recomendável é que as empresas adotem a política do produto. Ela consiste em comercializar o produto da melhor maneira possível, a fim de alcançar um nível compatível entre o grau de satisfação e a necessidade do cliente-alvo.

Em outras palavras, é essencial saber o que realmente o cliente quer. Assim, será possível oferecer um produto que o satisfaça e motivar seu retorno à empresa.

Algumas recomendações para alcançar esses objetivos:

1) Conheça realmente quem são os clientes e que necessidades eles buscam satisfazer quando vão à empresa para comprar.

2) Avalie se os produtos comercializados pela empresa satisfazem às necessidades dos clientes. Tenha como prática algumas ações, como:
- Conversar sistematicamente com os clientes;
- Fazer pesquisas constantes junto aos concorrentes, buscando verificar os produtos que eles estão comercializando e a que preço;
- Realizar reuniões sistemáticas com a equipe de vendas, questionando sobre o que é ouvido como críticas e também como elogios por parte dos clientes. É fundamental levar a sério as respostas obtidas, e não tente justificar as questões levantadas;
- Avaliar o giro dos produtos e buscar saber o motivo de determinado produto não ter suas vendas no mesmo nível dos demais.

3) Analise o investimento em estoques e decida quanto os produtos de solicitação direta ou indireta dos clientes representariam no total. Havendo condições financeiras, não se intimide em atender da melhor forma as necessidades dos clientes.
Fonte: Sebrae

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