Programa Varejo Competitivo

terça, 30 de agosto de 2011

Programa propõe mais competitividade ao varejo do PR.

Sebrae no estado lança conjunto de ferramentas dirigidas a pequenas empresas como supermercados, mercearias e quitandas.

Acontece em Curitiba nesta segunda-feira (29/8) o lançamento do Programa Varejo Competitivo, solução da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) e do Sebrae Nacional para facilitar o acesso do varejo independente a técnicas de gestão. A aula inaugural do programa ocorre na sede do Sebrae no Paraná, na capital, a partir das 19h. Na terça-feira (30/8), o Varejo Competitivo será lançado em Londrina. Nas duas cidades, em 2011, a proposta vai beneficiar 70 comércios de alimentos.

O Paraná é o segundo estado brasileiro a disponibilizar a capacitação, que combina diagnóstico prévio da situação do negócio, consultorias e encontros presenciais. A regionalização da proposta para o Paraná é fruto da articulação do Sebrae e do Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná (Sincapr) para elevar a competitividade dos comércios alimentícios instalados em bairros, como mercearias, quitandas, minimercados e padarias.

Paulo Pennacchi, presidente do Sincapr e empresário atacadista distribuidor, ressalta a importância de ferramentas de capacitação ao empresário do pequeno varejo. Ele destaca também o reflexo econômico da sustentabilidade nos negócios. “Toda a cadeia que envolve o setor atacadista distribuidor será beneficiada, pois quando um elo alcança sucesso, isso se reverte para toda a corrente”, afirma.

Para o superintendente do Sebrae no estado, Allan Marcelo de Campos Costa, quando os negócios não possuem controles efetivos, os empresários deixam de ganhar. “A melhoria da gestão impacta diretamente nos resultados. O Varejo Competitivo traz conceitos que podem ajudar os empresários do comércio de alimentos a comprar melhor, a enxergar o atacadista como parceiro e a melhorar a logística”, observa.

A coordenadora de Comércio Varejista do Sebrae Nacional, Fabianni Silveira Melo, diz que a parceria com a Abad é vantajosa porque chega ao pequeno varejo, nos pequenos supermercados, mercearias, quitandas e padarias. "A ideia é melhorar cada vez mais a gestão empresarial. Serão oferecidos cursos e consultorias em 2011 e em 2012. O Varejo Competitivo é uma forma de o pequeno comércio se preparar para enfrentar as grandes redes, que estão cada vez mais presentes nos bairros", assinala.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Galeria de Fotos