PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ACEDV/CDL vai celebrar seu cinquentenário em 2026

segunda, 12 de janeiro de 2026

Uma grande festa está sendo programada para celebrar o nascimento da entidade.

A Associação Empresarial de Dois Vizinhos – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACEDV/CDL) celebra, em 2026, seus 50 anos de fundação. Durante todo esse período, o objetivo sempre foi fortalecer os empresários e o município. As bodas de ouro exigem uma celebração à altura e, em virtude disso, a diretoria da entidade empresarial vem se reunindo há alguns meses e pensando diversas ações. “Estou tendo o privilégio de comandar a entidade nesse momento especial. Já temos diversas ações encaminhadas para comemorar, com chave de ouro, esses 50 anos da ACEDV/CDL”, disse Saulo Matos, presidente da entidade. Na manhã desta segunda-feira, 12, o Conselho Superior se reuniu para definir algumas das ações que serão realizadas.

História

A ata de fundação da entidade é datada do dia 21 de abril de 1976, em reunião que aconteceu no centro comunitário da paróquia Santo Antônio de Pádua. O encontro foi presidido pelo advogado Marco Antônio Monteiro da Silva, que destacou que a principal finalidade da entidade era ‘Congregar e orientar as classes produtoras do município’.  A comissão fundadora tem os nomes de Saudino Deoclides Barbiero, Marco Antônio Monteiro da Silva, Maury Wolney Clausen, Valdir Luiz Pagnoncelli, Simão Zczmizak, José Pires da Silva, Nijmeh Ibrahim Mud, Santino Vitto, Ildo Nicaretta, Trajano de Oliveira Ribas, Anacleto Fracasso, Valdair Guzzo, Valdomiro Galvan, Arturo Bogoni, Deonildo Bernardi, Olindo Pedro Pagnoncelli, Sérgio Zippin, Lúcia Coletti Moretto, Benjamin Peretto, José Girardi, Euclides Pinzon, Alcebí Montagner, Almiro Alécio Amadori e Dedi Montagner. O primeiro presidente da então Associação Comercial e Industrial de Dois Vizinhos (Acedv) foi o empresário do ramo madeireiro Ildo Nicaretta, entre 1976 e 1979.

Já no dia 8 de novembro de 1979 foi criada a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Estas duas entidades representativas atuaram independentes até 1991, quando ambas se uniram tendo em vista que trabalhavam com os mesmos objetivos. Após esta junção, uma das primeiras ações foi à viabilização da construção da sede própria para abrigar a entidade, inaugurada em 1993.

Neste mesmo ano foi realizada a primeira feira, que na época chamava-se “Feira de Ofertas”, que mais tarde viria a ser o que hoje é a Expovizinhos. O evento aconteceu entre 24 a 28 de novembro, como parte das comemorações do aniversário do município.

Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos