PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ARBORIZAÇÃO

segunda, 11 de março de 2013

Alunos de Engenharia Florestal apresentam projetos de arborização de Ruas de Dois Vizinhos

Realizada na quinta-feira 07, na UTFPR a apresentação, por parte dos alunos do 9º período de Engenharia Florestal, dos projetos de arborização de algumas ruas do centro da cidade de Dois Vizinhos. Os projetos surgiram de uma iniciativa do NURSE – Núcleo de Responsabilidade Social da ACEDV/CDL e foram realizados pela UTFPR, através da disciplina de Silvicultura Urbana, ministrada pela Professora Flávia G. König Brun de algumas empresas do comércio de Dois Vizinhos.
O local escolhido para esse projeto foi a calçada em torno da Loja Tomasson Home Center que recentemente inaugurou novo prédio. O proprietário Gilmar Tomasson recebeu os acadêmicos e se mostrou muito satisfeito com a parceria. “Espero dar um pouco mais de vida nesse lugar, com arvores que deem sombras, antigamente víamos as pessoas se reunirem para um chimarrão no final de tarde e conversar, hoje não vemos mais, quem sabe eu consiga resgatar”, disse ele. Tomasson disse ainda alguns até o chamaram de doido, mas que mesmo assim ele espera que o projeto sirva de modelo para outros. Na sequencia outros empresários aderiram ao projeto que iniciou em novembro, com a avaliação da área e planejamento inicial, e foram concluídas e apresentadas nesse dia. A partir de agora, uma avaliação entre os parceiros da atividade determinará qual o projeto será implantado efetivamente na área, o que ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2013.
Segundo a opinião dos presentes na apresentação, os quatro projetos apresentados foram de grande qualidade, mostrando bom preparo técnico dos alunos da UTFPR, sendo que haverá dificuldades na escolha do melhor projeto a ser implantado nas ruas objeto dos mesmos.
Segundo informações da professora que coordena as atividades existe a possibilidade de que os empresários analisem os projetos e através de escolha de alguns critérios se crie um quinto que seria de agrado de todos. Flávia relatou ainda que os projetos foram elaborados na observância de vários critérios técnico/científicos, visando integrar os elementos construídos no local com a natureza a ser inserida através de árvores e plantas floríferas, o que com certeza trará, após a implantação e correta condução do projeto, um convívio harmonioso entre construções e vegetação, trazendo mais qualidade de vida a todos os usuários do local.
Fonte: Assessoria de Comunicação ACEDV/CDL

Galeria de Fotos