PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Consciência

quinta, 11 de agosto de 2011

NURSE lembra que investir na separação do lixo é diminuir custos na saúde

Atualmente, vivemos em uma sociedade de consumo e, quanto mais produtos consumimos, mais lixo produzimos. O descarte irresponsável desses resíduos está trazendo sérias consequências para o nosso planeta, entre elas: aquecimento global, enchentes, extinção dos animais, doenças, poluição, entre outros. Além disso, a água consumida também é afetada pelo descarte incorreto do lixo. 53% das pessoas que são hospitalizadas, o são em conseqüência de fatores como falta de saneamento básico, lixo acumulado em locais impróprios e esgoto. Se não tomarmos uma atitude a tendência é que o problema tome proporções catastróficas e irreversíveis.
A população de Dois Vizinhos, por exemplo, produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia e somente 9% dos domicílios fazem a separação deste. Sabe-se que, em todo município, são coletadas 900 toneladas de lixo ao mês, sendo que 55% deste são orgânicos, 25% são recicláveis e 20% são rejeitos.

A separação do lixo deve ser feita em diferentes recipientes: recicláveis (papéis, papelão,vidros, plásticos, metais, isopor, borracha, embalagens, peças de automóveis,materiais eletrônicos, caixa de leite longa vida) orgânicos (restos de alimentos, frutas, verduras, ervas, folhas secas, cascas de ovos, madeira, ossos, sementes) e rejeitos (etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, guardanapos, absorventes e fraldas, pontas de cigarro, fotografias, esponjas de aço, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV, gesso, tomadas, restos de tecido, seringas e agulhas). Os recipientes podem ser lixeiras identificadas ou até mesmo sacolas diferenciadas.

Pela continuidade da vida no Planeta Terra, pela preservação do meio ambiente, pela qualidade de vida, SEPARE O LIXO. Separar o lixo é um ato de consciência, de cidadania e amor à vida. Motive seus amigos e vizinhos a separar o lixo, e seja você também um amigo do meio ambiente.
Fonte: NURSE - Nucleo de responsabilidade Social e Empresarial

Galeria de Fotos