PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Economia
segunda, 10 de abril de 2017
39% dos consumidores vão gastar menos na Páscoa, revela pesquisa do SPC Brasil
Com a economia ainda em recessão e o desemprego crescente, as vendas na Páscoa deste ano não devem apresentar crescimento expressivo. Uma sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, 39% planejam diminuir os gastos na comparação com o ano passado, principalmente as mulheres (47%). O aumento dos preços dos ovos de chocolates e demais produtos típicos do período sem que a renda também tenha crescido (42%), além do desemprego (21%), são as razões mais mencionadas entre quem acha que vai gastar menos na data comemorativa. No total, 57% dos brasileiros vão presentar alguém nesta Páscoa. Três em cada dez (28%) consumidores estão indecisos e 15% disseram abertamente que não realizarão compras.
Levando em consideração os consumidores que não vão comprar chocolates, os motivos mais citados são endividamento e a priorização de dívidas (22%). A falta de costume ou o fato de não gostarem da data (18%) e o desemprego (17%) completam a lista de justificativas. Entre os indivíduos da classe C, o percentual de endividamento (28%) e desemprego (22%) são ainda maiores do que para o restante da amostra.
“A piora da economia ainda exerce um forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar seus gastos para organizar as finanças. Diante dessas dificuldades, até mesmo datas comemorativas de grande apelo como a Páscoa, acabam sofrendo com a priorização de gastos do brasileiro. Cabe ao empresário do varejo investir em promoções, preços atrativos e em estratégias de vendas para atrair os consumidores que estão indecisos, que representam um grande percentual”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Para 56% dos compradores, preços estão mais caros; 89% vão pesquisar
O levantamento revela ainda que 56% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa estão mais caros neste ano do que em 2016. Para 24%, os valores estão na mesma faixa e apenas 4% acreditam em preços menores. Diante da conjuntura de preços estão mais salgados, a pesquisa também mostrou que maioria (89%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa. O comportamento surge com mais força entre as pessoas da classe C (91%) e as mulheres (93%).
A atual crise econômica é mencionada por sete em cada dez (67%) consumidores para justificar a percepção de preços mais elevados no comércio. Outros 25% disseram que os preços estão mais altos por tratar-se de uma data comemorativa, em que a procura pelos chocolates aumenta de forma considerável.
“A pesquisa de preço é um importante instrumento para quem quer economizar. Como os valores dos ovos, geralmente, variam bastante de um estabelecimento para o outro ou entre marcas, é fundamental reservar um tempo para procurar as melhores condições, inclusive usando a internet a seu favor”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Não tão popular quanto o amigo secreto nas festas natalinas, o ‘amigo chocolate’ pode ser uma alternativa para quem quer gastar menos. A pesquisa revela que entre quem vai presentear alguém, 21% vão entrar na brincadeira, que será feita, sobretudo, entre familiares (62%), amigos (42%) e colegas de trabalho (35%). O gasto médio com o presente do ‘amigo chocolate’ será de R$ 36.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Restam apenas espaços externos para a Expovizinhos 2025
Feira do comércio, indústria, agronegócio e turismo acontece entre 26 e 30 de novembro e é sucesso na comercialização de espaços.
Palestra vai abordar a saúde mental dos professores
Psicóloga e psicanalista Jaqueline Tubin Ferreira estará em Dois Vizinhos para o evento no dia 28 de outubro.
Sábado tem horário especial do comércio e festa para as crianças em frente à ACEDV/CDL
Entidade empresarial terá parceria do Grupo AndeDV na realização do evento.
Oficina Inteligência Emocional e Empreendedora será no dia 22 de outubro
Inscrições são gratuitas e formação terá quatro horas de duração.
2ª edição do Happy Hour com Associado será no dia 14 de outubro
Evento começa às 18h30 na sede do Ciklo2Vizinhos.
ASSOCIADOS
CAPELETT MOTORS
Rua castro Alves
Telefone: (46) 9904-4190
MOINHO COLONIAL PALADINI
SIT LOTE RURAL N 10A, GB20DV
Telefone: (48) 9171-2302
PAPAYA CASSIS UNIFORMES
R 7 DE SETEMBRO
Telefone: (46) 5361-381_
ELETRO TAAB SOLUÇÕES ELÉTRICAS
Rua 1 de Maio
Telefone: (46) 3010-1543
AVI CAMPO
Rua Paraná
Telefone: (46) 3536-1701
Galeria de Fotos
Data de emissão: 07/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|