PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ECONSCIENTE

sexta, 01 de fevereiro de 2013

Lideranças manifestam apoio ao projeto Econsciente em Dois Vizinhos.

Representantes de diversas entidades e lideranças estiveram reunidos com integrantes do Núcleo da Mulher e Empresária de Dois Vizinhos na última semana. A reunião foi uma solicitação de vários segmentos representativos da sociedade para manifestar apoio ao projeto de conscientização do uso das sacolas retornáveis - Econsciente.
Nos últimos dias uma ação civil pública foi movida pedindo alterações no projeto e na Lei nº 1670/2011 que instituiu o projeto. Na ação movida ou autores pedem o uso de sacolas biodegradáveis, questionada pelos autores do projeto visto que conforme matéria divulgada pelo Jornal Hoje da rede Globo de televisão do dia 31 de julho de 2012 que fez o teste, a sacola não se decompôs como anunciada.
Os jornalistas testaram, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, três sacolas plásticas: uma comum, uma biodegradável fabricada no Brasil e uma biodegradável fabricada na Europa. As sacolas ficaram seis meses enterradas, prazo que deveria ser suficiente para a decomposição da sacola biodegradável.
Ao desenterrar as sacolas, seis meses depois, a sacolinha comum não se degradou como era esperado. Mas a surpresa foi à sacola biodegradável brasileira, que também não se degradou. Já a europeia mostrou estágio avançado de decomposição. (http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/teste-com-sacola-biodegradavel-mostra-que-ela-nao-se-decompoe/2066988/)
Várias lideranças consideram o projeto de grande valia para o meio ambiente visto que ele tem um cronograma de sequencia de atividades que vai além do uso das sacolas retornáveis. Várias ações já foram realizadas relacionadas ao projeto entre elas está à realização de concurso literário nas escolas da rede municipal. Conforme informações da coordenadora do Núcleo Maria Tomasson foram realizados dois concursos, o primeiro sobre a conscientização e importância do uso das sacolas retornáveis e o ultimo no final do ano passado sobre a separação consciente do lixo. Os concursos eram para a produção de frases, desenhos e redações, de acordo com a idade dos participantes. Ainda no período de implantação do projeto o núcleo distribuiu sacolas retornáveis e sacos de lixos que foram distribuídos nas cestas básicas para as famílias menos favorecidas.
Também no ano passado o núcleo em parceria com os supermercadistas do município distribuíram sacolas em varias escolas a todos os alunos, professores e funcionários. As representantes do núcleo afirmam que o projeto tem um cronograma que veem sendo seguido por etapas que foram de elaboração do projeto, conscientização e informação do público com campanhas em rádios, jornais e folders até a devida implantação. Várias cidades da região e do estado tem mantido contato com os autores do projeto para solicitar informações, pois o projeto é tido como modelo.
Fonte: Assessoria de Comunicação ACEDV/CDL

Galeria de Fotos