NEPI
quinta, 14 de julho de 2016
Nova etapa do empreender deflagra trabalho dos núcleos setoriais em vários estados
Um dos mais bem sucedidos programas de estimulo à competitividade e à sobrevivência das MPEs, o empreender de 2016 foi lançado oficialmente em maio, em uma série de associações comerciais de todo o país. Desenvolvido pela confederação das associações comercias e empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae e federações comercias que fazem parte da rede ligada á entidade, o programa incentiva a busca de novos mercados e tecnologias e a formação de lideranças empresariais.
Carlos Alberto Rezende, coordenador nacional do Empreender, afirma que os empresários têm a oportunidade de desenvolver seus negócios por meio de uma metodologia reconhecida, nacional e internacionalmente, como a melhor ferramenta voltada para o crescimento das empresas.” Hoje, as principais entidades do fomento ás MPEs estão utilizando a metodologia do empreender. Ou seja, fora de núcleo setorial, eles não encontrarão algo melhor do que está sendo oferecido. Acho que isso é mais que suficiente para alimentar as expectativas desses empreendedores” diz.
PARQUE INDUSTRIAL
Ainda no Paraná, um grupo de empresas situadas no parque industrial da cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, se uniu com o intuito de angariar parcerias para o crescimento de suas empresas, a grande maioria delas, industrias de pequeno porte, além de alguns prestadores de serviços.
O grupo se reuniu pela primeira vez em janeiro deste ano e já está sendo envolvido em diversas ações em prol do melhoramento do ambiente no qual estão instalados e também de suas empresas e colaboradores. Um exemplo prático disso é uma reunião que o grupo realizou com o prefeito da cidade no começo de maio.
“A reunião buscou conhecer e entender tudo oque está contemplado nos projetos de infraestrutura viária, que permitem acesso ao parque industrial e que estão sendo desenvolvidos. O trânsito é bastante intenso no local, principalmente de caminhões que transportam insumos, materiais e produtos fabricados no parque, e repensar esse acesso é de fundamental importância”, conta a consultora do grupo, Daniela Fátima Tremea.
De acordo com o grupo, durante a conversa com Raul Camilo Isotton, Prefeito da cidade, ele manifestou apoio e confirmou a necessidade de construção de um acesso mais seguro e prático ao Parque Industrial. Isto virou notícia na região, pois os empresários estão conseguindo ter voz onde antes, isoladamente, não teriam.
Em seu planejamento, o grupo traçou 12 ações que entenderam ser prioritárias para beneficiar não apenas as empresas nucleadas, mas também a comunidade circunvizinha. Dentre as ações, pode-se destacar a criação de áreas verdes, de projetos de coleta de lixo, a construção do trevo de acesso ao parque, pavimentação asfáltica, instalação de uma postaria de identificação, providenciar a entrega de correios, entre outras.
“Cada uma das ações planejadas possui um responsável, então várias delas já estão sendo desenvolvidas “, conta Daniela. Segundo ela, a conversa com a prefeitura para a construção do trevo de acesso é a principal delas.
Jeferson Borges é proprietário da empresa Zincar que fabrica carrinhos para supermercado e decidiu participar do grupo após uma conversa com outro nucleado, que também tinha o objetivo criar uma associação para defender os interesses das empresas localizadas no parque.” conheci o programa empreender na Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos e já sabia dos benefícios que o programa trazia para a empresas. Então, sugeri a criação do núcleo multissetorial”, esclarece.
Além dos objetivos mencionados pela consultora do grupo, Jeferson, também cita a construção de calçadas e a realização de cursos de aprimoramento gerencial, de liderança e de segurança. “O nosso desejo maior é que, juntos, tenhamos força para lutar por melhorias no dia a dia de todos que utilizam o parque” diz.
Galeria de Fotos