PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

"Pint of Science"

terça, 20 de maio de 2025

Primeira noite Pint of Science: Pato Branco entra na rota da ciência

Pato Branco sedia pela primeira vez o Pint of Science, evento internacional de divulgação científica que, há quase 20 anos no mundo e há 10 no Brasil, chega agora ao Sudoeste paranaense. A cidade se junta a outras 500 cidades globais e mais de 150 municípios brasileiros na iniciativa, que visa popularizar o conhecimento científico. O professor da UTFPR, Dionatan Cieslak, um dos organizadores, destaca a importância do evento para Pato Branco. "É um marco muito importante para nós", afirma. A proposta do “Pint of Science” é simples: tirar a ciência dos muros da universidade e levá-la a espaços acessíveis à população, como bares, restaurantes e cafés, onde as pessoas naturalmente se reúnem.

A escolha de Pato Branco para sediar o evento não é por acaso. A cidade, reconhecida por sua veia tecnológica, uniu as três grandes instituições de ensino – UTFPR, Unimater e Unidep – para a organização, contando ainda com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores que acreditam na divulgação científica. O evento busca ser democrático, trazendo pesquisadores de diferentes instituições para abordar variados temas. A programação do Pint of Science em Pato Branco foi cuidadosamente elaborada para refletir as forças da cidade. Na noite de estreia, o tema foi "Cidades Inteligentes". As próximas noites abordarão "Saúde e Tecnologia" e "Revolução Agro", respectivamente.

Primeira noite

O professor Libório de Oliveira Júnior, especialista em tecnologia, que palestrou na primeira noite, ressalta a relevância do evento para Pato Branco, que ocupa a 26ª posição no ranking de cidades mais inteligentes do Brasil. "Precisamos levar isso para a população, explicando como a cidade inteligente está preparada para essa tecnologia que está vindo", comenta. Para ele, uma cidade inteligente começa com "cidadãos inteligentes", que compreendem o uso da tecnologia e a análise de dados em diversas áreas, como sustentabilidade, segurança e educação.

O professor Justino Fontenelle Craveiro Neto, do Unidep, também palestrante convidado da primeira noite, fomentou a discussão sobre cidades inteligentes, focando na importância de mostrar o que Pato Branco já conquistou e motivar avanços contínuos. Sua palestra, alinhada ao DNA de saúde do Unidep, abordou como uma cidade inteligente pode proporcionar conforto à população através de melhorias nos processos de saúde e no compartilhamento de informações.

Apoio municipal e visão de futuro

O prefeito Géri Dutra participou do evento e reafirmou o apoio do município na temática da educação e conhecimento. "Eles nos levam a projetar, a pensar em um futuro muito mais amplo, de maiores possibilidades", declara. Para ele, Pato Branco já trilha o caminho das cidades inteligentes, buscando a conexão entre as áreas, a otimização de recursos e o benefício direto ao cidadão. Géri Dutra enfatiza que Pato Branco Cidade Inteligente é um conceito e uma realidade em construção, impulsionada por mobilizações como o Pint of Science, a participação da comunidade e a união de esforços entre entidades, instituições e a prefeitura. O “Pint of Science” foi organizado pela UTFPR, Unidep, Unimater, com apoio da Associação Empresarial de Pato Branco, Parque Tecnológico e Núcleo de Tecnologia da Informação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos