PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Alagamentos voltam a acontecer em vários pontos de Pato Branco

quinta, 22 de maio de 2025

Prefeitura busca soluções emergenciais para problemas de alagamento

A prefeitura de Pato Branco convocou uma coletiva de imprensa de urgência hoje para apresentar medidas para combater os frequentes problemas de alagamento na cidade. A iniciativa surge após uma chuva de 35mm na tarde de quarta-feira (21), que resultou em diversos pontos da cidade novamente submersos.

O prefeito Géri Dutra enfatizou a necessidade de uma resposta rápida e eficaz à população, diante da crescente frequência dos incidentes: "Nós precisamos dar uma resposta para a população para que não fiquemos aí à mercê ou na angústia de que a cada chuva mais forte nós tenhamos problemas de enchentes aqui em Pato Branco", afirmou. Dutra destacou que a reunião emergencial teve como objetivo definir ações adicionais e acelerar as já previstas para minimizar os efeitos das enchentes.


Ações em diversas frentes

A administração municipal apresentou um panorama de ações que envolvem diversas secretarias:

Secretaria de Assistência Social:

O Secretário Paulinho Centenaro disse que está pronto um projeto para a remoção de 99 casas localizadas em áreas de risco, muito próximas aos rios, já está em andamento. Essas residências, muitas delas antigas, são as mais afetadas pelas enchentes. Além disso, a secretaria atuou no atendimento às famílias atingidas na última quarta-feira, oferecendo suporte imediato e identificando que grande parte dos casos envolve construções irregulares em áreas de preservação ambiental. Dois projetos habitacionais estão em andamento para realocação dessas famílias, incluindo um empreendimento de 120 unidades no bairro Paulo Afonso, com previsão de início das obras em até 60 dias, e outro de 99 unidades em tratativas com a Coapar.

Secretaria de Meio Ambiente

O Secretário Vicente Michalysen, disse que o foco está na limpeza das áreas abertas dos rios e tubulações. A secretaria, em parceria com a Sanepar, Bombeiros, IAT e outras instituições, buscará intensificar essas ações. Foi ressaltada a dificuldade anterior em obter autorizações do Instituto Água e Terra (IAT) para intervenções mais amplas, mas a prefeitura agora conta com autorizações pontuais para ações emergenciais. Uma ação de limpeza do Rio Ligeiro, em conjunto com o Instituto Yaraê, está programada para os próximos dias. A pasta também coordenou o envio de técnicos para um treinamento de Defesa Civil em Curitiba, visando a criação de um departamento específico para o setor.

Secretaria de Engenharia e Obras

O Secretário Osmar Braun disse que um estudo de um plano de contenção de cheias está sendo contratado. Embora recomendado desde novembro de 2022, o estudo não havia sido realizado. A prefeitura o classificou como ação emergencial para identificar e solucionar pontos de alagamento. Será revista a bacia de contenção do Bonato, que não tem cumprido seu papel, e contratado emergencialmente um engenheiro de barragens para ajustar o projeto e a execução da estrutura. A secretaria também busca incentivar a criação de bacias de contenção em novos loteamentos e estuda a implementação de pequenos postos de contenção em residências para dissipar a água de forma mais eficiente.

Secretaria de Agricultura:

O Secretário de Agricultura, Edson Roberto Silveira disse que sua pasta já realizou intervenções na região do São João e agora intensificará a fiscalização e aplicação da lei estadual de conservação do solo na Bacia do Bonato, com foco em práticas agronômicas e proteção ambiental.


Desafios e perspectiva

O prefeito Géri Dutra reconheceu que o problema das enchentes é histórico em Pato Branco e não será resolvido da noite para o dia. Ele destacou a importância de ações estruturais que deveriam ter sido tomadas de forma mais efetiva no passado, como a adequação da bacia de contenção do Bonato. "É um problema estrutural que ele foi causado com o passar dos anos. A bacia de contenção do Pinheirinho tem um papel extremamente importante. A bacia de contenção do Bonato não está propiciando aquilo que deveria", pontuou o prefeito.

O secretário de Obras, Osmar Braun, que também é o secretário responsável pela bacia de contenção do Bonato, informou que técnicos já identificaram elementos estruturais estranhos ao projeto original na bacia e que uma revisão completa será feita para entender o que aconteceu e definir se um novo projeto é necessário ou se o atual pode ser adaptado.

A administração municipal pediu a compreensão da população, ressaltando que, apesar dos esforços, a solução é um processo contínuo e complexo. As autoridades reforçaram o compromisso de trabalhar intensamente, de forma integrada entre as secretarias, para minimizar o problema e trazer mais tranquilidade aos moradores de Pato Branco, mesmo diante das mudanças climáticas que têm tornado as chuvas mais intensas e frequentes.

O prefeito agradeceu a Associação Empresarial de Pato Branco que também tem se empenhado para buscar soluções em parceria com o poder público, principalmente na rua Itabira, centro da cidade, onde os empresários estão enfrentando dificuldades com os alagamentos frequentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos