PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Cadeia Pública de Pato Branco abrirá salas de trabalho
quarta, 13 de agosto de 2025
Parceria para a ressocialização: Empresários de Pato Branco terão a chance de contratar mão de obra de detentos
Empresários de Pato Branco terão uma nova oportunidade de contribuir com a sociedade e, ao mesmo tempo, suprir a carência de mão de obra no mercado local. Em uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) e do Departamento Penitenciário do Paraná, será apresentada uma proposta de contratação de detentos para o trabalho em empresas.
A iniciativa será detalhada em uma reunião nesta quarta-feira, 14 de agosto, às 8h, na sala de reuniões da Associação Empresarial. Segundo Kerla Pagnoncelli, Secretária Executiva da Acepb, a ideia surgiu após um contato com o Depen, que ofereceu a possibilidade de utilizar a mão de obra dos detentos para atender à demanda das empresas da cidade. "Hoje, as empresas estão com uma dificuldade muito grande em mão de obra. Por outro lado, o Depen nos trouxe essa oferta de mão de obra que eles têm. Juntando as duas demandas, decidimos nos ajudar", explicou.
Mão de obra qualificada e menor custo para o empresário
Para os empresários, a proposta representa uma solução para a falta de funcionários e uma redução de custos operacionais. Conforme Vagner dos Reis, gestor da Cadeia Pública de Pato Branco, o custo para o empresário é menor, já que não há encargos trabalhistas, e o índice tributário e fiscal é reduzido. "O empresário tem um custo menor com essa mão de obra, e por consequência, ajuda na empresa dele", afirmou Reis. A expectativa é que, inicialmente, cerca de 20 a 30 detentos sejam disponibilizados para o projeto.
Além do benefício financeiro, a participação no projeto também gera um impacto social positivo. Reis destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos detentos, afirmando que o objetivo é que eles saiam do sistema melhores do que entraram. "Nada mais justo do que a gente os qualificar aqui, com a ajuda de empresários, para que eles possam ser reinseridos na sociedade e não voltem a cometer crimes", ressaltou. Ele citou o exemplo da penitenciária de Francisco Beltrão, onde cerca de 200 detentos trabalham e o índice de reincidência é "muito baixo".
Remissão da pena e salário: Vantagens para o detento
Para os detentos que participarem do programa, as vantagens também são significativas. Eles têm direito à remissão da pena (a cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena) e recebem um salário mínimo por mês. Uma parte desse valor pode ser destinada à família, e outra é reservada para que o detento tenha uma reserva financeira ao final da pena. "Quando ele sai da unidade, ele sai com um valor para começar uma vida nova", concluiu Reis.
A iniciativa é vista como um "ganha-ganha", beneficiando os detentos, os empresários e o próprio Estado, que consegue ocupar a mão de obra carcerária e reduzir a reincidência criminal. A reunião de apresentação do projeto é aberta a todos os empresários interessados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acelera Pato Branco
Obras de asfaltamento vão transformar acesso à comunidade de São Brás em Pato Branco
Núcleos em ação
Associação Empresarial de Pato Branco lança seu 19º Núcleo Empresarial voltado ao comércio
Reunião Semanal
Conexão Turismo vai movimentar setor de gastronomia e hotelaria no Sudoeste do Paraná
Associação Empresarial inicia diálogo para implantar mudanças nas regras do ESTAR em Pato Branco
Guinada na Zona Azul de Pato Branco: Associação Empresarial dialoga com autoridades e propõe Fim das 'Multas Pesadas' e Mudança no Sábado
Estacionar no centro ficou mais fácil
Comércio avalia positivamente mudanças no estacionamento rotativo de Pato Branco
ASSOCIADOS
CASA BRILHO DISTRIBUIDORA
RUA TOCANTINS
Telefone: (46) 9906-5552
CHURRAS&BEER
RUA ANGELINA MAZZUTI
Telefone: (46) 9981-0945
RECIPATO
RUA FREDERICO SGUARIZZI
Telefone: (46) 3225-4504
JHS GESTAO DE PESSOAS
AVENIDA BRASIL
Telefone: (46) 9987-4606
MANG CAR
R OLIVA DEMOLINER CATTANI
Telefone:
Galeria de Fotos
Data de emissão: 04/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|