PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Café ACEPB

terça, 22 de agosto de 2023

Empresários debatem oportunidades e desafios de Pato Branco para o futuro

A população da cidade de Pato Branco chegou a 91.836 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 26,9% em comparação com o Censo de 2010. Estes foram os números apresentados pelo IBGE no último Censo Demográfico. Segundo o Censo o Brasil teve um aumento de 6,45% de sua população, o que deixa Pato Branco muito acima da média nacional em relação ao ao Censo de 2010. O crescimento de Pato Branco superou também a média do crescimento no estado, que foi de praticamente dez por cento, com uma população de 11,4 milhões de habitantes.

Se estamos crescendo acima da média nacional e estadual, os desafios também são gigantescos, porque Pato Branco precisa criar alternativas de emprego e renda para os jovens que continuam chegando ao mercado de trabalho ávidos por oportunidades. Este foi o tema do Café ACEPB que teve como convidado o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, para um bate papo com associados e empresários sobre Oportunidades e Desafios para Pato Branco. 

Linhas estratégicas

O Secretário estabeleceu três linhas que considera estratégicas para o futuro do município. A primeira delas seria a oferta de condomínios industriais para a atração de novas indústrias para o município, que está sendo viabilizado pelo município através do novo Parque Industrial de Pato Branco. O Parque Empresarial Eduardo Dagios, localizado no bairro Planalto, conta atualmente com 20 indústrias já estabelecidas que somam cerca de 700 colaboradores diretos. Essas empresas foram responsáveis por incrementar mais de 200 milhões de reais na economia pato-branquense no ano de 2021, segundo dados da SEFA-PR.

A segunda linha seria o habitacional, que o município está priorizando através de projetos de habitação social para as classes B e C. Um deles é o recente projeto Casa Fácil Paraná. Serão beneficiadas 180 famílias pato-branquenses, mas o programa não deve parar por aí, é preciso mais investimento no campo habitacional para acolher as pessoas que estão chegando ao município, e as que já são moradoras, mas ainda não tem casa própria.

A terceira linha envolve o campo da hotelaria porque Pato Branco é hoje um centro regional de serviços, que acolhe um fluxo constante de visitantes e turistas  a negócios ou a passeio. “Temos uma elevadíssima taxa de ocupação no setor hoteleiro, e precisamos atrair investidores neste setor também”, afirmou Marcos Colla.

O fato do município ter superado as médias de crescimento nacional e estadual podem configurar oportunidades, e significam que o município tem potencial, porque afinal, está atraindo as pessoas para cá. Polo educacional, industrial, tecnológico, de saúde, agrícola, todos nichos de mercado que exigiram ainda mais da cidade, destacou o empresário Luan Marcante, presidente da Associação Empresarial. “Podemos considerar que as os desafios de Pato Branco são também oportunidades para investimento, e o município está aberto para acolher investidores”.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos