PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Caminhada contra o Feminicídio neste sábado em Pato Branco

segunda, 17 de julho de 2023

​​​​​​​Cai o número de feminicídios no primeiro semestre mas mobilização deve continuar

Lideranças e autoridades ligadas a segurança pública estiveram reunidos para definir as ações que serão realizadas no próximo sábado em Pato Branco contra o feminicídio. Será uma caminhada às 10h30 de sábado, 22 de julho, evento que faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A iniciativa prevê a realização de caminhadas descentralizadas em vários municípios paranaenses, e Pato Branco aderiu a proposta. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná caiu o número de feminicídios no primeiro semestre de 2023, mas mobilização deve continuar.

A delegada chefe da Especializada de crimes contra a mulher em Pato Branco, Keila Mafioletti participou do encontro. Disse que não por ter ocorrido uma redução neste tipo de crime que devemos baixar a guarda no combate ao feminicídio. A reunião convocada pela Secretaria Municipal de Ação Social propôs a adesão a campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. Será uma caminhada às 10h30 de sábado, 22 de julho, na praça Getulio Vargas, com a participação das secretarias municipais e entidades civis organizadas. O objetivo é levar o tema ao debate do tema violência de gênero contra a mulher, destacou a Secretária de Ação Social, Márcia Vendrusculo.

Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, foi criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

Entidades se unem

A ação deste sábado em Pato Branco resultou na união  das secretarias municipais de Ação Social e Educação, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, União de bairros, e Delegacia da Mulher. Também participam o Instituto Policlínica, Rotary Club, Gama, Associação Empresarial e Câmara de Vereadores. A ação iniciará as 10:30 com apresentações e orientações a respeito dos tipos de violência contra a mulher e ao meio dia a caminhada que será realizada de forma simultânea no Paraná, em combate ao feminicidio. A ACEPB vai participar e convida todos para participar deste  movimento tão importante.

Paraná reduz queda no número de feminicídios

O Paraná registrou 274 casos de feminicídio ou de tentativa de feminicídio em 2022, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O número representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. A boa notícia é que no primeiro semestre deste ano, segundo a secretaria de segurança pública, tivemos o menor índice para o período desde 2019, quando passou a ser considerado este tipo de crime específico, que é o praticado contra a mulher porque questão de gênero. Foram nove casos no primeiro bimestre deste ano contra 16 no mesmo período do ano passado.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos