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Debate virtual

segunda, 21 de setembro de 2020

Os impactos provocados pela Lei Geral de Proteção de Dados serão sentidos imediatamente pelas empresas

Esta foi a conclusão a que chegou quem assistiu do debate on line transmitido ao vivo dos estúdios da A1 Produções e Digital 360º em Pato Branco. O evento promovido pelo Núcleo de RH da Associação Empresarial de Pato Branco reuniu especialistas no tema, advogados e profissionais de RH que esmiuçaram a nova Lei. Os debatedores foram unânimes em afirmar que as empresas terão reflexos imediatos em suas relações com o mercado consumidor.

O debate virtual teve como mediador o Jornalista e Advogado pato-branquense Betto Rossatti, que conduziu as considerações sobre o tema com os convidados Alana Borsatto, Glaucio Klipel, Rosangela Bohn e Paloma Vanin Marcante. A LGPD é a lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020. A nova lei, na visão dos debatedores criou um cenário de segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas, para promover a proteção, de forma igualitária e dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

A visão dos debatedores

Com duração de uma hora, o debate aprofundou o tema e permitiu que o público compreendesse melhor quais serão os impactos da nova lei no dia a dia de todos. Viviane Caçol, coordenadora do Núcleo de RH destacou que a lei “vai exigir uma mudança cultural de empresários e consumidores, e o debate permitiu com uma linguagem simples, entender melhor a LGPD”. Glacio Klipel, destacou que a oportunidade de participar do debate foi uma experiência importante, principalmente porque contribuiu para as pessoas saberem quais são seus direitos num mercado globalizado em que a informação é tudo. Paloma Vanin Marcante lembrou que a LGPD traz uma mudança nas relações de mercado, exigindo que as corporações estejam atentas para não criar novos passivos com a transgressão das regras. Alana Borsatto Nunes e Silva disse que as mudanças acontecem a partir de agora, e as empresas precisam adequar suas ferramentas de contato com o consumidor de forma correta, para não ocorrer erro. “Lembramos que o foco deve se manter no cliente, tendo a lei como uma consequência do uso correto das ferramentas utilizadas pelas corporações”, resumiu Rosângela Soletti Bohn.

O que é a LGPD

A LGPD é a lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020. Para entender a importância do assunto, é necessário saber que a nova lei quer criar um cenário de segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas, para promover a proteção, de forma igualitária e dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.


 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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