EPJE 2024 movimentou Pato Branco
quarta, 30 de outubro de 2024
EPJE 2024 marcado por emoções, network e cases de sucesso
O Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores - EPJE 2024, última edição da atual gestão da Faciap Jovem que tem na presidência a advogada pato-branquense Paloma Vanin Marcante foi especial e marcado por momentos de emoção. O presidente do NEJ Pato Branco Dionatan Cieslak disse que o evento foi preparado com muito carinho e pensado em todos os detalhes para receber da melhor maneira possível os mais de 300 jovens empresários inscritos para o EPJE em Pato Branco.
A começar pela abertura, que foi realizada no Ginásio Lavardão em ritmo de festa, que para quem olhava da arquibancada parecia estar na abertura de um grande evento esportivo. Até os mascotes do Pato Futsal e do Pato Basquete estiveram na abertura. “Nós fizemos a abertura no ginásio para sair do tradicional, e demonstrar toda a energia da juventude empresarial do Paraná, deu muito certo e conseguimos passar esta mensagem”, afirmou Dionatan.
O Encontro Paranaense de Jovens Emprededores é organizado pelo NEJ – Núcleo do Empreendedor Jovem da Associação Empresarial de Pato Branco e Faciap Jovem, marcando o último evento na gestão em que Pato Branco foi representada pela presidência da entidade exercida por Paloma Vanin Marcante, que iniciou seu trabalho no associativismo justamente pelo NEJ. “Este encontro final em Pato Branco foi marcado por grandes emoções para nossa gestão à frente da Faciap Jovem”, afirmou Paloma.
Foram oito encontros durante a gestão, todos muito representativos para o movimento jovem empresarial do Paraná, e um orgulho ainda maior por ter sido um dos maiores realizados, com a presença de mais de 300 empresários do estado. Paloma lembrou que o empreendedorismo jovem é muito forte no Sudoeste, sendo a essência do movimento. Na nova gestão em que foi eleita a empresária Thanile Ratti, de Ponta Grosa, que era vice-presidente na gestão atual, cinco empresários do Sudoeste compõe a nova diretoria.
Entre os diversos momentos intensos vividos no EPJE em Pato Branco, destaque para a palestra de Rogério Salume, fundador do Grupo Wine, que compartilhou sua jornada de empreendedorismo de sucesso, conduzindo hoje uma das maiores empresas do Brasil no mundo dos vinhos.
Lideranças empresariais presentes
O encontro teve ainda temas e debates importantes de cases sobre liderança, protagonismo jovem, empreendedorismo e também muito network. O presidente da Cacispar – Coordenadoria das Associação Empresariais do Sudoeste, Edilberto Minski, empresário de Dois Vizinhos, participou do EPJE. “Um momento muito importante para o evento, no momento em que a Faciap Jovem é presidida por uma pato-branquense, a Paloma, evidenciando a força do empreendedorismo jovem no Sudoeste”. O EPJE encerra com um evento importante, organizado pelo NEJ que é um dos braços fundamentais do associativismo empresarial, sendo este o oitavo na gestão atual, que agora passará a presidência de Thanile Ratti de Ponta Grossa, destacou Edilberto. “A Paloma deixa um legado de muito trabalho e crescimento do empreendedorismo jovem do Paraná, queremos em nome da Cacispar parabenizar seu protagonismo e dedicação ao movimento empresarial de nossa juventude empreendedora”.
O presidente do Sicoob, empresário Carlos Manfroi participou do EPJE falando sobre a presença cada vez maior dos jovens empresários nas atividades empresariais do Paraná. “O movimento associativista forma lideranças, e o sistema Faciap entende a importância da formação de novos lídres”. Carlos Manfroi hoje presidente uma das maiores cooperativas financeiras do país, e começou sua trajetória no sistema justamente no movimento empreendedor jovem do sistema. Carlos lembrou também a importância do evento para a economia local, que trouxe mais de 300 lideranças empresariais a Pato Branco nos dois dias do evento, lotando a rede hoteleira e movimentando a economia.
O diretor da Cacispar Jovem, Leonardo Dornelles, observou que a grande participação em Pato Branco é uma demonstração do atual momento do movimento associativista no Sudoeste do Paraná, que teve mais de cem empreendedores no EPJE, em Francisco Beltrão. No ano passado, “O Sudoeste sempre participou dos eventos no estado, esta foi a oitava edição do EPJE na gestão atual, e culminou com um evento para fechar com chave de Ouro a programação de 2024”. Leonardo destacou que Pato Branco respira associativismo, onde o empreendedorismo jovem tem muita força no município e na região. A Cacispar Jovem buscou sempre apoiar de forma incondicional as iniciativas locais e regionais. “A gestão da Paloma foi de muita dedicação e deixa um legado fantástico para o empreendedorismo jovem, passando agora para a gestão da Thanile Ratti que era vice-presidente e que seguirá sem dúvida este belo trabalho.
Nova diretoria assume a Faciap Jovem
A empresária de Ponta Grossa, Thanile Retti assume a presidência da Faciap Jovem no Paraná. Thanile disse que é um desafio enorme representar os jovens empresários do estado, mas está preparada para o trabalho de dois anos na presidência. “Já construímos uma história linda sob a presidência da Paloma, e a Faciap Jovem, que completa 20 anos, está num momento crescente que vai projetar ainda mais o associativismo paranaense”. Thanile falou sobre o EPJE em Pato Branco, que foi muito bem organizado pelo NEJ, permitindo um momento de encontro, conhecimento e fortalecimento do movimento associativa jovem. Para ela o principal desafio do mandato de sua diretoria será a construção de um trabalho de expansão do movimento no Paraná, que tem como meta tornar-se o maior movimento associativista jovem filiado à Conaj no Brasil.
Pato Branco deu exemplo de organização e paixão pelo associativismo jovem.
Para a Associação Empresarial de Pato Branco sediar o EPJE no município foi uma oportunidade para demonstrar a força do empreendedor jovem do município, destacou Alexandre Rech, Diretor de Eventos da entidade empresarial.
Para o presidente da entidade, empresário Luan Ruaro Marcante, o encontro serviu para marcar a gestão que teve na presidência Paloma, que iniciou sua trajetória no associativismo justamente pelo NEJ em Pato Branco. “Os núcleos da ACEPB permitem maior capilaridade do movimento associativista, e o NEJ está entre os mais atuantes e representativos do Paraná, todos estão de parabéns sendo razão de orgulho para nossa entidade ver o sucesso dos empreendedores jovens”.
Luan parabenizou a gestão de Paloma, afirmando que o trabalho realizado em muito contribuiu para o desenvolvimento das ações dos jovens empreendedores, que asseguram uma participação de destaque neste cenário no estado e no país, como uma das forças mais ativas dentro do associativismo.
Galeria de Fotos