PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Forum Regional da Indústria em Pato Branco

terça, 15 de abril de 2025

Moro participa de Fórum Regional da Fiep em Pato Branco

O senador Sérgio Moro marcou presença em Pato Branco no encontro estratégico com representantes do setor industrial do Sudoeste do Paraná no Forum Regional da Indústria promovido pela FIEP nesta sexta-feira. A região, reconhecida por sua forte economia privada, foi o palco para um debate focado em oportunidades de desenvolvimento e desafios logísticos.

O senador destacou a relevância do setor industrial para a economia local durante o fórum, que contou com a participação de empresários do setor industrial paranaense. "O Sudoeste do Paraná tem um papel fundamental por conta de sermos ainda uma região de economia privada", afirmou o senador.

O encontro integra uma série de fóruns regionais promovidos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), sob a liderança do presidente Edson Vasconcelos. O senador elogiou a iniciativa, ressaltando a importância de ouvir as demandas da comunidade local para identificar caminhos para o crescimento em todo o estado, com foco especial na região Sudoeste. "É importante vir porque a gente vai ouvir a comunidade local, a comunidade empresarial, para identificar oportunidades de desenvolvimento para o estado, em particular, na região sudoeste", declarou.

Um dos temas centrais da discussão foi a questão logística. O senador enfatizou a necessidade de melhorias nas estradas e acessos do Paraná, incluindo a ligação do Sudoeste com o litoral e os portos, visando otimizar o escoamento da produção regional. "A gente tem que melhorar as estradas do Paraná, os acessos, inclusive aqui da região sudoeste, para o nosso litoral, para os portos, para escoar dentro da nossa produção", pontuou.

Matriz Energética deve ser prioridade

Em resposta a uma preocupação recorrente do setor industrial, a matriz energética, o senador reconheceu a negligência histórica com a região. "Infelizmente, o Sudoeste acabou sendo negligenciado durante muito tempo por várias administrações, mas o que a gente tem visto aqui é a grande pujança do setor privado que tem colocado o Sudoeste sob os holofotes. "As possibilidades dos investimentos produtivos não podem deixar de faltar por conta de falta de energia ou porque a energia está instável", alertou.

Candidatura ao governo do Paraná ainda não está consolidada

Questionado sobre uma possível candidatura ao governo do Paraná, o senador preferiu manter o foco em seu trabalho no Senado, mas não descartou a possibilidade para o futuro. "Essa é uma decisão que vai ser tomada mais adiante. Estou focado no Senado, no trabalho que eu estou fazendo lá", afirmou. Ele teceu críticas ao governo federal, classificando-o como "desastroso" em áreas como economia e segurança pública.

O senador também fez considerações sobre o cenário político estadual, posicionando-se como o principal opositor ao PT no Paraná. "Não dá para deixar o Paraná cair nas mãos de um candidato do PT ou apoiado pelo PT. E a oposição ao PT no estado do Paraná, basicamente, e tenho autoridade para dizer que eu sou o principal opositor do Lula aqui no estado do Paraná", declarou. Ele mencionou o apoio de lideranças locais, como Ricardo Guerra de Pato Branco, caso decida concorrer ao governo. "Se tomarmos a decisão de concorrer, estaremos bem fundamentados e bem acompanhados. Aqui a gente tem um grande aliado que, por exemplo, é o Ricardo Guerra, aqui da cidade de Pato Branco, conhece bem a região, inclusive para a região do Sudoeste", concluiu o senador.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos