Governador anuncia revitalização da PR 280
segunda, 16 de dezembro de 2024
Revitalização da PR 280 uma luta com a bandeira da Associação Empresarial de Pato Branco
A logística do Sudoeste do Paraná vai ganhar um salto em qualidade nos próximos anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou nesta sexta-feira (13), por Pato Branco, uma extensa agenda voltada à melhoria da infraestrutura da região. Na cidade, ele assinou a ordem de serviço para dar início às obras de revitalização da PRC-280, agora na ligação até Clevelândia, e também lançou o edital para dar continuidade à construção do Contorno Noroeste de Pato Branco.
”Estamos falando de investimentos que passam de R$ 500 milhões para o Sudoeste, com obras importantes. Aqui em Pato Branco, é um aporte grande em logística, liberando recurso e licitação do Contorno Noroeste e o início das obras da PRC-280 até Clevelândia”, destacou Ratinho Junior. “O Sudoeste vem crescendo muito, ajuda muito o Paraná a também crescer, gera muito emprego, tem muita indústria vindo para cá. E nós temos que preparar a região com muitas obras para acompanhar esse crescimento”.
Com investimento de R$ 181 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, a obra entre Pato Branco e Clevelândia é a última etapa da revitalização da rodovia e abrange uma extensão de 38 quilômetros (lote 3). Também nesta sexta-feira, o governador entrega o trecho já restaurado da PRC-280, entre Clevelândia e Palmas. A primeira etapa, entre Palmas e General Carneiro, foi finalizada em março do ano passado.
A obra completa soma mais de 140 quilômetros de extensão e recebe investimentos de R$ 450 milhões. “Dos quase 20 mil quilômetros de rodovias que temos no Paraná, a PRC-280 era a que tinha as piores condições, era intransitável. Agora, com o início deste novo trecho, vamos fechar nos próximos meses um corredor logístico moderno, com rodovia de concreto whitetopping, como é feito nos Estados Unidos e na Alemanha”, disse o governador.
PRC-280 – Técnica whitopping
A PRC-280 foi a primeira rodovia estadual a ser revitalizada com a técnica chamada whitetopping, em que uma grossa camada de concreto é aplicada sobre o pavimento já existente, o que garante maior durabilidade e demanda menos manutenções. Enquanto as estradas de asfalto têm, em média, uma vida útil de 10 anos, as rodovias de concreto têm durabilidade média de pelo menos 20 anos.
O modelo de pavimento rígido está sendo executado em 13 trechos de estradas em diversas regiões do Estado, compreendendo cerca de 340 quilômetros entre projetos concluídos, em execução ou planejados. Devido ao grande volume de tráfego de caminhões em rodovias como PRC-280, uma importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento em concreto se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.
Trecho Pato Branco a Clevelândia
O projeto para esta nova etapa, entre Pato Branco e Clevelândia, começou a ser elaborado em agosto pela empresa vencedora da licitação. A obra inicia em janeiro e inclui também a restauração dos acostamentos e a implantação de terceiras faixas.
Ela prevê ainda melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, nova sinalização horizontal, sinalização vertical e dispositivos de segurança viária como tachas refletivas e defensas metálicas. A previsão é que o projeto seja entregue em novembro do ano que vem.
Em 2014 a Associação Empresarial reivindicava ações na PR 280
No ano de 2014, a Associação Empresarial de Pato Branco liderava o início de um movimento de reivindicação para recuperação da PR 280. Reuniu entidades que representam a Sociedade Civil organizada do Sudoeste do Paraná, e elaborou um manifesto reivindicando a restauração completa com obras de reformas globais da PR 280 no trecho que corta o Sudoeste do Paraná, que reproduzimos para relembrar.
PR 280, restauração já!
FATOS: A rodovia PR 280 apresenta-se sucateada, com problemas graves de conservação, apresentando risco de vida constante aos usuários de sua extensão que corta a região Sudoeste. As fortes chuvas recentes agravaram a situação tornando o trecho quase intrafegável, já responsável por inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais.
Sabe-se que foram iniciadas obras de “Tapa Buracos”, com investimento de R$ 15,5 milhões (FONTE: DER) obras que já comprovadamente mostram-se inúteis, com verdadeiro desperdício do dinheiro público. A região é acometida de chuvas superiores a 1.500 mm anuais, fato climático que em poucos meses fará com que a rodovia volte às condições dramáticas atuais. É necessário um reestudo da rodovia nos aspectos técnicos de traçado de pista, eixo de curva, inclinação e pontos de terceira pista, para adequar a PR 280 as necessidades do trânsito moderno, absolutamente diferente dos tempos de sua implantação original. Por ela, segundo estimativas do DER passam 12 mil veículos diariamente, sendo 40% deste volume caminhões. Estas medidas são de caráter emergencial, estando aqui em jogo, não bens patrimoniais, mas A VIDA HUMANA, pela qual o Estado deve zelar constitucionalmente, sem o que perde a razão de sua existência.
Associação Empresarial cumpre seu papel
O atual presidente da Associação Empresarial de Pato Branco agradeceu o empenho de seus antecessores, na época na gestão de Fabrício Valenga e seguindo na gestão de Luiz Antunes. “A Associação Empresarial, pressionando as autoridades constituídas à época para que a rodovia recebesse a devida atenção como um dos mais importantes corredores rodoviários do estado, cumpriu seu papel representando o interesse da comunidade empresarial regional. E hoje colhemos os resultados, por isso agradecemos em nome da classe empresarial”, destacou Luan lembrando o empenho dos líderes empresariais que desencadearam o processo.
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