PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Inadimplência sem alterações no Paraná
terça, 13 de agosto de 2024
Inadimplência no Paraná se mantém estável em julho
O número de inadimplentes no Paraná apresentou uma leve variação de 0,03% em julho de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Faciap. Com essa variação mínima, o cenário reflete uma estabilidade na inadimplência, especialmente em um contexto em que a média da região Sul teve uma queda de 1,49%, e a média nacional ficou em 0,38%.
O aumento, embora pequeno, reflete uma tendência que merece atenção, especialmente diante de um cenário econômico que ainda busca recuperação. No comparativo mensal, de junho para julho de 2024, o Paraná teve uma ligeira queda de 0,13% no número de devedores, enquanto a região Sul apresentou uma variação de 3,88% no mesmo período.
Perfil dos devedores no Paraná
Ao analisar o perfil dos devedores paranaenses, observou-se que a faixa etária mais impactada é a de 30 a 39 anos, que representa 25,89% do total de inadimplentes. A distribuição por gênero está praticamente equilibrada, com as mulheres representando 50,36% dos devedores e os homens, 49,64%. Esse equilíbrio mostra que a inadimplência atinge de forma semelhante ambos os sexos no estado.
O tempo médio de atraso das dívidas no Paraná é de 27,6 meses, sendo que a maior parte dos devedores (39,55%) está inadimplente entre 1 e 3 anos. Esses dados indicam uma dificuldade persistente de regularização das dívidas, sugerindo a necessidade de políticas mais eficazes para reestruturação financeira dos consumidores.
Análise das dívidas em atraso
Em relação ao número de dívidas em atraso, o Paraná registrou um crescimento de 2,17% em julho de 2024 na comparação anual, um número que se destaca acima da média da região Sul, que teve uma queda de 1,35%. A nível nacional, a média de crescimento foi de 2,25%, indicando que o estado está alinhado com o comportamento do restante do país, mas ainda com um cenário preocupante em comparação regional.
O setor bancário é o que mais contribui para a inadimplência no estado, representando 57,97% das dívidas em atraso. Em média, cada devedor no Paraná possui 2,277 dívidas, um número ligeiramente superior à média da região Sul (2,247) e à média nacional (2,099).
Recomendações para comunicação dos indicadores
As entidades que trabalham com os indicadores do SPC Brasil no Paraná devem estar atentas às regras e requisitos para a divulgação adequada desses dados. É essencial que as divulgações sejam realizadas apenas em âmbito municipal, estadual ou regional, sempre incluindo a marca do SPC Brasil. Além disso, recomenda-se que as entidades possuam ao menos dois porta-vozes e realizem treinamento de media training anual para garantir uma comunicação eficaz e precisa com a imprensa local.
Essas práticas são fundamentais para garantir a credibilidade e a consistência das informações divulgadas, contribuindo para um entendimento mais claro da situação econômica do estado e para a formulação de estratégias que possam mitigar o impacto da inadimplência na economia paranaense.
Fonte: Faciap
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Lançado o selo de boas práticas de combate à violência contra a mulher
Inadimplência no Paraná se mantém estável em julho
Encontro da CACB/Faciap reúne representantes de 49 ACEs
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acelera Pato Branco
Obras de asfaltamento vão transformar acesso à comunidade de São Brás em Pato Branco
Núcleos em ação
Associação Empresarial de Pato Branco lança seu 19º Núcleo Empresarial voltado ao comércio
Reunião Semanal
Conexão Turismo vai movimentar setor de gastronomia e hotelaria no Sudoeste do Paraná
Associação Empresarial inicia diálogo para implantar mudanças nas regras do ESTAR em Pato Branco
Guinada na Zona Azul de Pato Branco: Associação Empresarial dialoga com autoridades e propõe Fim das 'Multas Pesadas' e Mudança no Sábado
Estacionar no centro ficou mais fácil
Comércio avalia positivamente mudanças no estacionamento rotativo de Pato Branco
ASSOCIADOS
PLATAFORMA ENGENHARIA E SANEAMENTO LTDA
RUA ARARIBOIA
Telefone: (46) 9919-3292
CASA DO MDF SÃO LOURENÇO
RUA ITACOLOMI
Telefone: (46) 3224-2524
GAVEA MEDICINA & SEGURANCA DO TRABALHO
RUA ITACOLOMI
Telefone: (46) 9914-7888
LORA CAR SERVICE
RUA TOCANTINS
Telefone: (46) 3235-0464
AGRODRONE
R MARIA NAURA CAMARGO RIGON
Telefone: (46) 3025-8950
Galeria de Fotos
Data de emissão: 04/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|