PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Lar São Vicente de Paula

quinta, 01 de setembro de 2011

Entrega de Alimentos Arrecadados

Na tarde de hoje colaboradores da ACEPB foram até o Lar dos idosos São Vicente de Paula aqui em Pato Branco fazer a entrega dos alimentos e fraldas arrecadados como inscrição da Palestra que aconteceu dia 30/08 no auditório da ACEPB.

Irmã Irene que coordena o Lar nos recebeu com alegria, recebeu os donativos e posou para foto. Aproveitamos para fotografar vários internos em suas atividades físicas e alimentares.

Irmã Irene nos repassou algumas informações do funcionamento e das dificuldades vividas pelo Lar diariamente.
O Lar tem hoje 38 idosos e estes com os mais diferentes problemas, desde dificuldade de locomoção, até com o Mal de Alzheimer.

Irmã Irene comentou que fraldas geriátricas e papel higiênico são os materiais que mais fazem falta no abrigo por causa do seu grande consumo. Só em fraldas são utilizadas em média 30 a 40 unidades dia.

Na visita encontramos um grupo de voluntários do Curso de Fisioterapia da FADEP fazendo atividades com os idosos.
Esse trabalho érealizado todas as 5ªs feiras.
Que bom que a comunidade de uma forma ou de outra ainda tem o comprometimento e o lado humano em dar sua contribuição para com essas pessoas, pois o número de idosos é grande em relação aos funcionários que são apenas (7) sete pessoas entre cozinheiras, limpeza, serviços gerais e de acompanhamento.

As dificuldades são muitas, conforme mencionou irmã Irene, mas grande é a vontade de dar aquelas pessoas, atenção, carinho e cuidados nos últimos anos de suas vidas.

Momentos como esses nos fazem refletir sobre muitas realidades tão próximas de nós e que muitas vezes insistimos em achar que pertencem somente aos outros, mas que independente de quem, todos vamos envelhecer e que um lar quentinho e um pouco de carinho sempre faz bem.

O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento.É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo mais de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente.Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.
Fonte: ACEPB - assessor diretoria

Galeria de Fotos