Núcleos em Ação
quinta, 10 de abril de 2025
Encontro debate impactos do Novo Plano Diretor em Pato Branco
O Núcleo dos Corretores de Imóveis de Pato Branco reuniu profissionais do setor, investidores e lideranças políticas em um encontro estratégico para discutir os impactos e as dúvidas remanescentes sobre o novo Plano Diretor do município. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, demonstrou a preocupação da classe com as mudanças implementadas e a necessidade de um diálogo mais aberto com a comunidade e o poder público. Participaram do debate os vereadores Claudemir Zanco, Lindomar Brandão, ainda Gilmar Tumelero que era secretário de obras na gestão passada, quando foi aprovada a nova lei, e Osmar João Consoli professor da UFPR que contribuiu na construção do novo plano diretor de Pato Branco
Segundo a coordenadora do Núcleo, corretora Valéria Moreira, a iniciativa surgiu da percepção de uma lacuna de informação entre a população após a aprovação do Plano Diretor no final do ano passado e que passou a valer em fevereiro deste ano. "Nós sentimos já desde o final do ano passado uma necessidade de trazer para a população algo mais aberto sobre o Plano Diretor", explicou. Ela ressaltou que a falta de clareza gera insegurança e impacta diretamente o mercado imobiliário. "Quem tem dúvida não investe. E nós que estamos dentro do mercado imobiliário sentimos diretamente esse impacto."
Corretores de Imóveis afirmam travou negócios no mercado imobiliário de Pato Branco
Valéria enfatizou que a realização do encontro foi uma forma de "defender a nossa classe", que sentiu uma "retração forte dentro do mercado" após a efetivação do novo plano. A expressiva participação no evento, com a "casa cheia" de pessoas interessadas, sinaliza a relevância do tema e a busca por esclarecimentos sobre as novas diretrizes urbanísticas de Pato Branco.
Questionada sobre as dificuldades já identificadas no mercado em decorrência do novo Plano Diretor, revelou que uma comissão foi formada previamente ao evento para levantar as principais "dores" do setor. "Tem reclamações de empresários, de investidores, de órgãos e entidades que sentiram que teve um bloqueio forte em coisas que já estavam certas, que já estavam aprovadas e que aí nesse momento foram travadas novamente", pontuou.
A expectativa dos profissionais da área em relação ao Núcleo é de que ele se posicione como um agente facilitador do diálogo entre o setor imobiliário, os investidores e o poder público, buscando soluções para os entraves identificados e promovendo um ambiente de negócios mais seguro e transparente em Pato Branco. O encontro representa um primeiro passo importante nessa direção, buscando construir um entendimento comum sobre as novas regras e seus efeitos no desenvolvimento da cidade.
Associação Empresarial cumpre seu papel
O vice-presidente da Associação Empresarial Alexandre de Carli participou do evento e elogiou a iniciativa afirmando que a entidade cumpre seu dever promovendo o debate. “Toda mudança traz preocupações e incertezas, o debate promovido hoje pelo Núcleo vai ajudar a entender melhor o novo plano diretor de Pato Branco. O diretor do Empreender da ACEPB Rafael Formighieri Cantu destacou que os núcleos da entidade têm a possibilidade de contribuir com as pautas importantes da cidade como nesta oportunidade. “ O debate foi importante e suscitou temas que serão agora levado às autoridades que tem o dever de buscar as soluções, o Núcleo dos Corretores de Imóveis está de parabéns”.
Galeria de Fotos