Núcleos em ação
sexta, 23 de maio de 2025
Nujur: A Nova Força do Associativismo empresarial em Pato Branco
O cenário associativista de Pato Branco ganha um novo e importante reforço com a oficialização do Núcleo Jurídico (Nujur) da Associação Empresarial. Embora já atuasse informalmente, o Nujur agora se apresenta como uma força representativa ativa da classe, com uma proposta inovadora que o diferencia de outras instituições como a OAB, que tem sua função vital para o exercício da advocacia.
A advogada Elaine Dias, coordenadora do Nujur, esclarece que o principal objetivo do núcleo é "resgatar o advogado empresário". Ela enfatiza que, além da dedicação aos processos e clientes, advogados também são gestores de seus próprios escritórios, uma faceta muitas vezes negligenciada. "Nós precisamos fazer a gestão do nosso escritório. Muitas vezes a gente fica debruçado nos processos dos nossos clientes, buscando atender, trazer a satisfação, o êxito, e acabamos relegando ao segundo plano a gestão, a visão empresarial que devemos também olhar em nossa jornada profissional", explica.
O Nujur surge para preencher essa lacuna, oferecendo suporte aos advogados na gestão de seus negócios e, ao mesmo tempo, prestando serviços à sociedade de Pato Branco. A expectativa é de diversas atividades futuras, tanto para os profissionais do direito quanto para a comunidade em geral, com projetos focados no associativismo e no desenvolvimento local.
Expansão e Fortalecimento do Associativismo
O presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, Ivan Orlandini, celebrou a criação do Nujur, destacando-o como o 18º núcleo empresarial da entidade. Orlandini ressalta a importância de reconhecer o advogado como um empresário, com seus próprios investimentos, negócios e, em muitos casos, funcionários.
Para Orlandini, a chegada do Nujur representa uma via de mão dupla: os advogados trazem seu conhecimento jurídico para a associação e, em contrapartida, terão à disposição uma gigantesca rede de network que permitirá a troca de informações e experiências com outros setores empresariais.
A associação agora soma mais de 300 empresários nucleados, abrangendo diversos segmentos e formando uma "grande fábrica de ideias", segundo o presidente Ivan. Ele menciona a diversidade de núcleos já existentes, como o de mecânicos e arquitetos, e os que estão em andamento, como o de cooperativas, mostrando a capilaridade e o dinamismo da entidade.
Sinergia para o Desenvolvimento Municipal
O diretor do Empreender, Rafael Formighieri Cantu., reforça a importância da capilaridade dos núcleos para o fortalecimento da associação e, consequentemente, da cidade. "Essa importância de termos essa diversidade de núcleos, nos dá uma possibilidade maior de entendermos as demandas dos diversos segmentos empresariais de Pato Branco. E hoje tivemos o privilégio de participar da instalação do núcleo jurídico, mais um grande núcleo para fortalecer e somar em nossa rede", pontua.
Ele destaca que a diversidade de núcleos permite a convergência de problemas e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos empresários do município. "Os núcleos permitem uma conversa com empresários que passam que enfrentaram dores em comum, e claro também encontraram as soluções que podem ser compartilhadas”,conclui Rafael, enfatizando o poder da união para o crescimento e a superação de obstáculos.
Com a criação do Nujur- Núcleo Jurídico, a Associação Empresarial de Pato Branco solidifica seu papel como um polo de desenvolvimento e colaboração, promovendo o crescimento mútuo entre seus associados e contribuindo ativamente para o avanço da comunidade local. O Nujur tem na linha de frente as advogadas Elaine Dias Coordenadora, Fernanda Maletz Vice coordenadora, Carolina Bandeira secretária e Camila Cardoso vice secretária e MKT. A cerimônia de instalação do Nujur lotou as dependências do auditório da ACEPB com a presença convidados, advogados e autoridades dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário.
Galeria de Fotos