PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Núcleos em Ação

segunda, 21 de julho de 2025

Pato Branco em Movimento: Profissionais participam de Seminário sobre corrida de rua

Com um final de semana de céu aberto convidando às atividades ao ar livre, profissionais de Educação Física ligados ao Núcleo das Academias de Pato Branco aproveitaram para participaram de um treinamento no Largo da Liberdade com tema central na “corrida de rua”. A corrida de rua se destaca como um esporte em ascensão em Pato Branco e região, atraindo um número cada vez maior de adeptos. Contudo, especialistas alertam para a importância da orientação profissional a fim de garantir a segurança e a efetividade na prática.

No evento promovido pelo Núcleo das Academias da Associação Empresarial, o professor Edson Reis, ícone do atletismo paranaense com mais de 15 títulos estaduais, palestrou sobre a corrida de rua e a preparação para o atletismo. As inscrições para a palestra se esgotaram em minutos, evidenciando o grande interesse dos profissionais de Educação Física de Pato Branco.

O "Boom" da corrida de rua e a qualidade de vida

"Nunca se falou tanto em corrida e qualidade de vida como nos últimos anos", afirmou o professor Reis. Ele destacou que a corrida proporciona bem-estar para grande parte da população, e iniciativas como a do Núcleo das Academias de Pato Branco são "fantásticas" por beneficiarem os profissionais da área.

O atleta também ressaltou o papel fundamental do Conselho Regional de Educação Física (CREF), que busca aprimorar a qualidade dos profissionais que atuam com corrida, visando principalmente a prevenção de lesões. "Com o aumento de pessoas correndo sem organização, as lesões começam a aparecer. Meu recado é para você que corre sem um profissional de Educação Física: procure um", enfatizou.

Sedentarismo e o "Start" com segurança

Questionado sobre como um sedentário pode retomar as atividades, o professor Edson Reis desmistificou a ideia de que a corrida é um esporte puramente democrático. "Não é bem assim, precisa de uma orientação, precisa de uma sequência", explicou, reforçando que o profissional de Educação Física é crucial para organizar a rotina de treinos, evitando o desconforto inicial que pode desmotivar o praticante. "Se a pessoa começar e no outro dia sentir muito desconforto, a predisposição para continuar é muito difícil", observou.

União e Valorização da Profissão

Elisangela Veronese, coordenadora do Núcleo das Academias, destacou que a iniciativa visa "sempre o bem da comunidade e, principalmente agora, em prol da nossa classe, da valorização e do profissionalismo". Ela incentivou as academias de Pato Branco que ainda não fazem parte do Núcleo a se unirem, enfatizando que as mudanças positivas surgem da união e dos encontros que visam o bem comum da população.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos