PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Núcleos em ação

sábado, 16 de agosto de 2025

Entidades do Terceiro Setor de Pato Branco se unem em novo núcleo da ACEPB

Pato Branco vivenciou uma noite histórica com a criação do Núcleo do Terceiro Setor (NTSPB), uma iniciativa da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). O evento reuniu um grande número de entidades sociais, autoridades e voluntários, celebrando a união de forças em prol do desenvolvimento e apoio aos cidadãos mais vulneráveis do município.

A solenidade contou com a presença da secretária da Mulher, Cristina Hamera, do vereador Lindomar Brandão, do diretor do Empreender, Rafael Cantu, do presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, e empresários e lideranças do terceiro setor que lotaram o auditório da entidade.

Fortalecendo o voluntariado e o trabalho social

A secretária da Mulher, Cristina Hamera, classificou a noite como "memorável" e destacou a importância das entidades para a cidade. "Se não fossem essas entidades, o município não teria condições de abarcar tudo o que estão fazendo", afirmou, ressaltando o papel vital do voluntariado e o compromisso da Secretaria da Mulher em apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade, conforme as orientações do prefeito Geri Dutra.

O vereador Lindomar Brandão, presidente da Câmara de Vereadores, reforçou a visão de que o novo núcleo vai fortalecer o trabalho das entidades. "É mais um passo de fortalecimento dessas entidades. Vocês, enquanto Associação Comercial, promoveram a associação entre elas, que já são individualmente associações de pessoas engajadas em causas sociais", disse. O vereador enfatizou que, com a união, quem ganha é o "cidadão invisível", aquele que muitas vezes não é visto, mas que tem necessidades de auxílio.

Unidade para profissionalizar e capacitar

Para o diretor do Empreender, Rafael Cantu, a noite foi "histórica e especial". Ele explicou que o principal propósito do núcleo é "capacitar e ajudar as entidades a desenvolverem seu trabalho", profissionalizando o setor e facilitando a busca por recursos. O núcleo, que já é o 19º da ACEPB, representa a capilaridade da associação em diversos setores da cidade.

O presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, descreveu o lançamento do núcleo como um marco na história da associação. "A gente conseguiu trazer todas as entidades para auxiliá-las e trazer também o Poder Público", declarou. Ivan ressaltou a alegria em ver a união das entidades que cuidam da cidade "com o coração", e mencionou que o núcleo dará força ao grupo para que possam "exigir que os nossos impostos retornem de forma a atender as necessidades das pessoas que precisam".

A coordenadora do NTSPB, Claudia Mohr, celebrou o novo momento como uma oportunidade de crescimento e apoio. "Significa segurar a mão mesmo, entender as nossas dificuldades", afirmou, destacando que com a união, o que era difícil agora será mais fácil, especialmente em questões de projetos e prestação de contas.

Sabino Otramari, presidente do Lar dos Idosos São Francisco de Assis, reforçou a ideia da união como o principal objetivo do núcleo. "São entidades que buscam com o núcleo do Terceiro Setor se unir e promover ações, discussões e debates que promovam o crescimento de todas elas", explicou. Ele pontuou que, sem o trabalho dessas entidades, Pato Branco teria uma configuração social muito diferente e menos assistida. "Seriam expostas ainda mais as suas vulnerabilidades", concluiu.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos