Núcleos em ação
sábado, 16 de agosto de 2025
Entidades do Terceiro Setor de Pato Branco se unem em novo núcleo da ACEPB
Pato Branco vivenciou uma noite histórica com a criação do Núcleo do Terceiro Setor (NTSPB), uma iniciativa da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). O evento reuniu um grande número de entidades sociais, autoridades e voluntários, celebrando a união de forças em prol do desenvolvimento e apoio aos cidadãos mais vulneráveis do município.
A solenidade contou com a presença da secretária da Mulher, Cristina Hamera, do vereador Lindomar Brandão, do diretor do Empreender, Rafael Cantu, do presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, e empresários e lideranças do terceiro setor que lotaram o auditório da entidade.
Fortalecendo o voluntariado e o trabalho social
A secretária da Mulher, Cristina Hamera, classificou a noite como "memorável" e destacou a importância das entidades para a cidade. "Se não fossem essas entidades, o município não teria condições de abarcar tudo o que estão fazendo", afirmou, ressaltando o papel vital do voluntariado e o compromisso da Secretaria da Mulher em apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade, conforme as orientações do prefeito Geri Dutra.
O vereador Lindomar Brandão, presidente da Câmara de Vereadores, reforçou a visão de que o novo núcleo vai fortalecer o trabalho das entidades. "É mais um passo de fortalecimento dessas entidades. Vocês, enquanto Associação Comercial, promoveram a associação entre elas, que já são individualmente associações de pessoas engajadas em causas sociais", disse. O vereador enfatizou que, com a união, quem ganha é o "cidadão invisível", aquele que muitas vezes não é visto, mas que tem necessidades de auxílio.
Unidade para profissionalizar e capacitar
Para o diretor do Empreender, Rafael Cantu, a noite foi "histórica e especial". Ele explicou que o principal propósito do núcleo é "capacitar e ajudar as entidades a desenvolverem seu trabalho", profissionalizando o setor e facilitando a busca por recursos. O núcleo, que já é o 19º da ACEPB, representa a capilaridade da associação em diversos setores da cidade.
O presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, descreveu o lançamento do núcleo como um marco na história da associação. "A gente conseguiu trazer todas as entidades para auxiliá-las e trazer também o Poder Público", declarou. Ivan ressaltou a alegria em ver a união das entidades que cuidam da cidade "com o coração", e mencionou que o núcleo dará força ao grupo para que possam "exigir que os nossos impostos retornem de forma a atender as necessidades das pessoas que precisam".
A coordenadora do NTSPB, Claudia Mohr, celebrou o novo momento como uma oportunidade de crescimento e apoio. "Significa segurar a mão mesmo, entender as nossas dificuldades", afirmou, destacando que com a união, o que era difícil agora será mais fácil, especialmente em questões de projetos e prestação de contas.
Sabino Otramari, presidente do Lar dos Idosos São Francisco de Assis, reforçou a ideia da união como o principal objetivo do núcleo. "São entidades que buscam com o núcleo do Terceiro Setor se unir e promover ações, discussões e debates que promovam o crescimento de todas elas", explicou. Ele pontuou que, sem o trabalho dessas entidades, Pato Branco teria uma configuração social muito diferente e menos assistida. "Seriam expostas ainda mais as suas vulnerabilidades", concluiu.
Galeria de Fotos