PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Reunião Semanal

terça, 13 de junho de 2023

Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação

Na reunião semanal desta terça feira, o empresário Roberto Elias da Silva, Diretor de Desenvolvimento Sócio Econômico da ACEBP falou sobre a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação. O AGEUNI pretende incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços. Esse é o objetivo do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, do Governo do Estado, idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

O programa criou a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), implantada nas sete universidades estaduais do Paraná. Alinhada ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, a agência tem como objetivo contribuir para a prospecção de negócios e impulsionar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, gerando trabalho, emprego e renda na cidade e no campo. O intuito é ampliar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

A ação consiste em apoiar iniciativas locais e regionais, com foco na realização de projetos de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior.

EIXOS – As atividades da Ageuni contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.

GOVERNANÇA – A Ageuni conta com uma governança para seleção dos projetos, com prioridade para as áreas estabelecidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná) para o Fundo Paraná: agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias inteligentes, cidades inteligentes, educação, sociedade e economia. As ações também devem favorecer a transformação digital e o desenvolvimento sustentável.

A governança da Ageuni é exercida por comitês de gestão compostos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR); Associação de Municípios do Paraná (AMP); e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

No âmbito do Poder Executivo, além da Seti e das setes instituições estaduais de ensino superior, a governança é exercida pelas secretarias da Fazenda (Sefa) e do Planejamento (SEPL).

UNIDADES – Cada agência é vinculada a uma universidade estadual do Paraná, como estratégia de atuação descentralizada e utilização das estruturas acadêmicas das instituições de ensino superior ligadas ao Estado, para atender demandas locais e regionais.

As unidades da Ageuni estão localizadas nos seguintes campus universitários:

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Cascavel

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Francisco Beltrão

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Campo Mourão

Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranaguá

 

 

Fonte: FONTE: Com informações da Agência Estado

Galeria de Fotos