PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Reunião Semanal

quinta, 13 de junho de 2024

Secretaria de Ação Social participara a reunião semanal da diretoria

Secretaria de Ação Social recomenda: Não de esmolas em Pato Branco

A Secretaria de Ação Social esteve na Associação Empresarial de Pato Branco para apresentar o resultado do estudo social para identificar o perfil dos moradores de rua na cidade. A coordenadora do CREA Marina Partichelin falou sobre os problemas mais crônicos verificados na pesquisa. Segundo ela a principal causa que leva as pessoas a condição de morador de rua são o uso indiscriminado de álcool e drogas. A equipe da Ação Social participou do encontro semanal esta semana na sede da entidade, apresentando a diretoria da Associação Empresarial um levantamento que permitiu obter um raio X completo da realidade dos moradores de rua da cidade. 

Não de esmolas

Uma questão já pacificada na secretaria de ação social é em relação a esmola. O município fará uma campanha de conscientização da população de que dar esmola não é solução. “Os moradores de rua têm como característica a pobreza extrema, mas não é a esmola que vai ajuda-los”, frizou. Pato Branco tem hoje uma excelente estrutura de atendimento social a estas pessoas, e o município oferece a casa de passagem e até cinco refeições diárias para todos em condições de rua. “A comunidade não ajuda ao dar esmolas, pelo contrário, só contribui para que aquela pessoa não tenha motivação para sair da condição de morador de rua”.

Empresários preocupados com o aumento de esmoleiros na cidade

Para os empresários conhecer a realidade é muito importante até para entender o que está acontecendo na cidade. O presidente da Associação Empresarial Luan Marcante disse que o problema precisa vigilância constante. “Nós percebemos que o cotidiano de Pato Branco tem sido marcado pela presença de pessoas diferente em condição de morador de rua, o município precisa estar atento para não perder o controle”. Luan concorda que é necessário fazer uma campanha educativa para que as pessoas entendam que dar esmolas não vai resolver o problema daquelas pessoas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos