PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Reunião Semanal

terça, 03 de junho de 2025

Reunião Semanal da ACEPB: Foco em capacitação, eventos e desafios locais

A última reunião semanal da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB) abordou temas cruciais para o desenvolvimento empresarial local, com destaque para a visita próxima do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Flávio Furlan.


Presença Ilustre e Capacitação

O presidente da FACIAP, Flávio Furlan, estará em Pato Branco nos dias 9 e 10 de junho para conduzir o Treinamento de Executivos das Associações Comerciais. O evento acontecerá no Sebrae e promete capacitar os secretários executivos para os desafios do ambiente de negócios nas “ACEs”.


Eventos de Destaque no Calendário Empresarial

Três grandes eventos foram pauta na reunião, reforçando o compromisso com a articulação e o fortalecimento do empresariado paranaense:

  • 16ª edição do Fórum da Mulher Empresária: Pato Branco se prepara para receber a 16ª edição do Fórum da Mulher Empresária, um evento organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), com o apoio da CACISPAR. O fórum, que acontecerá no dia 14 de junho, terá como pauta central o debate sobre a violência contra a mulher em suas diversas formas – física, psicológica e moral – e o importante papel das empresas no acolhimento e suporte às colaboradoras que vivenciam essa realidade.
  • Convenção da Cacispar 2025: Acontecerá em Francisco Beltrão no dia 22 de agosto.
  • 8º Congresso Empresarial Paranaense: Será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 24 e 25 de outubro.

Preocupação com Atestados Médicos e Impacto na Economia

Um dos temas que gerou grande debate foi o excesso de atestados médicos registrados em diversos setores da economia local. O setor empresarial manifestou preocupação com o impacto desses afastamentos. A ACEPB realizará um estudo aprofundado para identificar as causas, entender a dinâmica e propor ações que beneficiem os trabalhadores, melhorando a saúde laboral. Além disso, o estudo apresentará os preocupantes números relacionados ao impacto econômico, já que os custos gerados pelos afastamentos são, em última instância, repassados para o consumidor final, aumentando os custos de produção de bens e serviços.


Interrupções no Fornecimento de Energia Elétrica

Outro ponto crítico levantado foi a qualidade do fornecimento de energia elétrica, com constantes interrupções em Pato Branco. Uma rápida enquete realizada pela ACEPB com 60 empresários locais revelou dados alarmantes:

  • 25 empresários registraram cortes semanais no fornecimento de energia.
  • 18 empresários relataram cortes frequentes, chegando a uma vez por dia.
  • Apenas 17 empresários declararam não ter problemas com a energia elétrica.

O presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, em sua fala, enfatizou que tanto os atestados médicos quanto os problemas com a energia elétrica são prioridades para a entidade. A ACEPB buscará, junto aos órgãos competentes, explicações e soluções para as pautas levantadas, visando o bem-estar dos trabalhadores e a competitividade das empresas de Pato Branco.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos