PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Rio Construção Summit

terça, 19 de setembro de 2023

Palestrante participa do evento Rio Construção Summit, com “escala” em Pato Branco

Alex Maschio, um dos mais renomados engenheiros civis do Brasil, especialista quando o assunto é pavimentação em concreto, participa neste mês de setembro de dois eventos em dois estados. O primeiro é o megaevento Rio Construção Summit, com expectativa de participação de mais de 10 mil pessoas, agendado para os dias 19 a 21 de setembro, no Píer Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.

Organizado pelo SindusconRio (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro) e apresentação da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o encontro reunirá mais de 200 especialistas nacionais e internacionais para debater o atual cenário e as tendências mundiais do segmento. O evento será dividido em quatro palcos simultâneos, compartilhando mais de 80 horas de conteúdo.

A abertura contará com a presença do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além dos prefeitos das cidades de Madri (Espanha) e Bogotá (Colômbia). No Rio Summit, Alex vai palestrar sobre “Soluções em Infraestrutura Sustentáveis”, junto com Paulo Grossi, especialista Bloco Brasil e Pedro Chama, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC). O moderador será Marcelo Kaiuca, presidente do Induscimento.

“O evento ocorre num momento em que a construção civil vem protagonizando u m papel muito importante na economia nacional. E agora, com o PAC 3, acreditamos que o setor da construção civil vai ter um crescimento significativo, alcançando aquele patamar de 2014”, avalia Marcelo.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento vem com a promessa de investimento total de R$ 1,7 trilhão, distribuído para todas as regiões do Brasil.

 

Agenda em Pato Branco, Sudoeste do PR

No dia 26 de setembro, terça, às 18h30, Alex Maschio profere a palestra “Ruas para o século XXI: construindo a infraestrutura para as cidades inteligentes”, na Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb). Alex é diretor do Instituto Ruas, de Curitiba. O evento é organizado pela Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Instituto Ruas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (A.R.E.A).  

“O resumo da palestra em Pato Branco é uma ‘provocação’, mostrando às pessoas e profissionais da área de engenharia e da associação empresarial que as ruas para o século 21 não podem mais serem vistas da mesma forma como eram vistas no século 20. Rua não é só um espaço para fluxo de veículos. Precisamos pensar cada vez mais em ruas para as pessoas, para a mobilidade não motorizada e para o uso sustentável dos nossos espaços públicos. As ruas precisam ser economicamente sustentáveis, com soluções mais duráveis e consequentemente com menos manutenções”, acrescenta Alex.

Rafael Fontes Moretto, engenheiro civil e conselheiro do Crea-PR pela A.R.E.A Pato Branco, avalia como importante a palestra para mudar a concepção das pessoas em relação ao sistema construtivo dentro das cidades. “Hoje usa-se muito o pavimento flexível, e pode-se pensar na maior utilização de pavimento rígido em nossas vias urbanas. Até pela questão de conforto térmico, iluminação, segurança na frenagem de veículos e na durabilidade. Isso gera economia de verbas para serem usadas em outras frentes”.

 

 

 

Fonte: Da assessoria/Loop

Galeria de Fotos