PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Turismo tem potencial no Sudoeste

terça, 21 de novembro de 2023

Comtur lança logomarca oficial e divulga pesquisa sobre potencialidades turísticas da região

O encontro de lideranças empresariais e políticas realizado no Largo da Liberdade de Pato Branco teve dois objetivos, lançar a marca oficial do Comtur – Conselho Municipal de Turismo e divulgar o resultado da pesquisa que identificou os motivos que atraem as pessoas a Pato Branco e ao Sudoeste do Paraná, e também os motivos que levam os sudoestinos a viajar.

A nova marca do Comtur tem como eixo central um dos maiores símbolos de Pato Branco, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, que foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto Neto, que também projetou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A logomarca foi também inspirada no Relógio da Matriz, montado em 1964 pela empresa do município de Estrela no Rio Grande do Sul. O presidente do Comtur Anery Junior Baggio, foi o responsável pela criação da marca, e fará uma doação dos direitos autorais ao Município de Pato Branco. Anery destacou que o órgão passa a viver um novo tempo, em que as informações da sondagem regional sobre os destinos de viagens das pessoas, e motivos que as levam ao deslocamento permitiram um olhar técnico e profissional sobre as potencialidades da região. “A pesquisa ouviu 2.704 pessoas que responderam ao questionário de forma espontânea, que trouxeram informações importantes para traçar políticas públicas de desenvolvimento regional”.

São Paulo é o destino mais reivindicado para linha aérea pelos sudoestinos

O diagnóstico realizado foi um trabalho em parceria técnica com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, e apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (Agência), da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O resultado mostrou claramente que entre as pessoas que usam nosso Aeroporto Regional para ir a Curitiba, a metade busca a conexão da capital do estado com São Paulo. A pesquisa colocou seu foco nos três polos do Sudoeste, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, e demonstrou uma interação ativa entre as três cidades. Em relação a Pato Branco, o público demonstrou que vem a cidade buscando negócios, comércio varejista, saúde e educação.

Aeroporto Regional é prioridade para o Sudoeste

O Prefeito Robson Cantu disse que a pesquisa confirmou a necessidade de finalizar a ampliação do Aeroporto Juvenal Cardoso, permitindo que aviões maiores utilizem a estrutura. “A região precisa entender que Pato Branco já tem uma estrutura 70% pronta para implantação definitiva do Aeroporto Regional, e precisa se unir para buscar os 30% que restam”. Cantu disse que começar um aeroporto moderno do zero, representaria um investimento de mais de R$ 1,5 bilhões, dinheiro que nem os governos federal e estadual tem para investir neste momento. “Vamos nos reunir com o governador Ratinho Junior nos próximos dias e alinhar as estratégias para finalizar nosso aeroporto, ele é nossa prioridade para lançar Pato Branco e o Sudoeste a um novo patamar de desenvolvimento sócio econômico”.

Sudoeste tem 400 cachoeiras demonstrando enorme potencial para o turismo de natureza

O presidente do Conselho Regional de Turismo, Adriano Radaelli participou do encontro em Pato Branco. “O potencial turístico da região é gigante, mas pouco explorado, as pessoas sequer sabem que temos mais de 400 cachoeiras com potencial no turismo de natureza no Sudoeste, sem falar nos setores de turismo de negócios e eventos”. As informações do diagnóstico consolidaram as ideias que a região tinha em relação a suas potencialidades econômicas, e agora na visão de Radaelli, o Sudoeste tem condições de avaliar tecnicamente os rumos das políticas públicas a serem implantadas.

O Diretor de Feiras e Eventos da Associação Empresarial de Pato Branco, Alexandre Rech, representou a entidade no evento, afirmando que as informações apresentadas serão muito importantes para os empreendedores locais. “Nós estaremos a partir da pesquisa repassando aos empresários quais são os modais que referenciam nossa economia e oportunidades de investimento em Pato Branco, com certeza um excelente trabalho realizado”.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos