REUNIÃO GRUPO G7 NA QUAL A ACESJO É PARCEIRA
terça, 17 de agosto de 2021
GRUPO G7 DE TURISMO ESTUDA A VIABILIDADE DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS
Um dos setores que mais sofre com os impactos da pandemia, é o turismo. Na Região Sudoeste, os responsáveis por este setor se reerguem utilizando estratégias de empoderamento intermunicipal.
Entre as medidas imediatas está a parceria entre poder público, sociedade civil e organizações não governamentais na divulgação das potencialidades locais com intuito de atrair turistas e investidores. Diferente do que já foi presenciado, em outras circunstâncias, o caminho da recuperação deste setor vem com uma nova formatação, acompanhar o delineamento do Ministério do Turismo e as políticas públicas do Paraná Turismo que tem por intuito, além de propor parcerias público-privadas, avançar no turismo regionalizado. Isso porque, à medida que a vacinação avança, a necessidade pela busca de lazer a curta distância também conquista seus espaços. Estudam apontam que a maioria das famílias, além de utilizar seus próprios veículos, preferem destinos de até 200 ou 400 km de percurso. E, como injeção de ânimo, as IGR’S (Instâncias de Governança Regional Turística) , entidades não governamentais, situadas em regiões estabelecidas pelo Ministério do Turismo e Paraná Turismo, provocam este olhar regionalizado, entre os municípios circunvizinhos como forma de cativar turistas, e que, possam permanecer o maior tempo possível na região, criando oportunidades para o desenvolvimento local e regional.
A IGR’s Vales do Iguaçu , Agência de Desenvolvimento Regional do Sudeste do Paraná, que agrega a região sudoeste, vem trabalhando na composição de rotas diversificadas que possam fortalecer o turismo regional. Além do que, desenvolvem um suporte documental e informativo aos municípios sobre sua jurisdição.
Somando a estas metodologias do turismo, os grupos organizados do turismo vêem a necessidade de investigar as demandas, investir num planejamento eficaz e fortalecer os grupos envolvidos.
Alguns resultados já estão despontando. Sob a junção de motivadores turísticos, o Núcleo Turístico de Vizinhanças, o qual agrega 7 municípios (Dois Vizinhos, São Jorge d Oeste, Vêre, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra) a maioria de situação lindeira partem para uma nova perspectiva: a possibilidade de instituir participativamente o Consórcio Intermunicipal de Turismo e Sustentabilidade.
Nas palavras, do ex-presidente da Paraná Turismo, palestrante e incentivador de novas alternativas de desenvolvimento turístico, Jacó Gimenez, essa parceria de Consórcio tem a finalidade de promover a gestão integrada e eficaz entre os setores público e privado, consolidar os polos turísticos regionais, fortalecer as instituições e proporcionar o desenvolvimento do turismo sustentável.
Os municípios que compõem este grupo estão na fase de apresentação aos seus respectivos administradores.
Desta vez, os integrantes, estiveram em conversa com a prefeita de São Jorge d Oeste, Leila da Rocha. A qual ,entusiasmada, rememorou , o slogan “TERRA DOS LAGOS DO IGUAÇU”, que tornou São Jorge d’ Oeste conhecido nacionalmente, gerou entusiasmo a população, embelezamento ao local e consequentemente um retorno financeiro local. “Viemos com um programa de governo sólido, entre as nossas metas está a retomada do turismo, temos potencialidades não apenas náutica, mas temos valores culturais, históricos, gastronômicos, religiosos que nos aportam para estarmos nas rotas nacionais”
Nas palavras da Secretária do Turismo, Mari Rupp, é um desafio pertinente, desde a instituição da Secretaria com organização de documentos, o incentivo aos empreendedores, a catalogação de pontos turísticos, as reformas e infraestruturas, o enfrentamento desta pós pandemia. No entanto, deixa transparecer nas palavras: “Temos vontade de fazer acontecer, estamos alinhados com as ações regionais, seremos um município novamente conceituado na área turística”.
As visitas as outras prefeituras seguem durante a semana.
Galeria de Fotos